quarta-feira, 1 de julho de 2009

Jesus e as Cartas Joaninas - 01/07/2009 a 04/07/2009

Quarta, 1° de julho

Evidência

Amor


O trio de cartas escritas pelo apóstolo João aborda questões de sua época e retrata uma estrutura para o amor cristão num mundo pecaminoso. Podemos verificar a autoria dessas cartas porque a linguagem e o tom são muito semelhantes aos do Evangelho de João. Há frases e ideologias comparáveis em todos esses quatro livros, e há várias referências à experiência em primeira mão de João como testemunha ocular da vida, morte e ressurreição de Cristo (1Jo 1:1, 7; 4:9, 14; 2Jo 12; 3Jo 12).

Quando João escreveu as três cartas, já era um homem idoso, presumivelmente o último apóstolo vivo. Ele escreveu de Éfeso, uma cidade na província da Ásia. Éfeso (localizada na moderna Turquia) era um local ideal por causa de sua proximidade das sete igrejas da Ásia. Portanto, a correspondência podia ser facilmente enviada, através de amigos de confiança, a partir da encruzilhada que intersectava as igrejas.

João escreveu suas três cartas durante uma época tumultuada na igreja cristã. Jerusalém já havia sido subvertida pelos dominantes romanos anticristãos em 70 d.C. Indivíduos erroneamente esclarecidos tentaram introduzir conceitos incorretos sobre a encarnação e a ressurreição de Cristo. Essas falsas doutrinas e convicções penetraram na fé cristã primitiva. João tinha que tomar medidas decisivas!

Primeiro João é uma resposta direta aos problemas mundanos que envolviam o povo de Deus. O tema, do começo ao fim, é o amor. Quando somos abraçados pelo amor de Cristo, refletimo-Lo perante outros. Também mostramos nosso amor aderindo a Seus mandamentos. João viveu uma vida de amor cristão. Muitas vezes se relata que ele dizia, quando estava velho demais para pregar: “Filhinhos, amem-se uns aos outros... se isso for feito, não é preciso mais nada.”*

Após lermos as três cartas, não podemos deixar de concluir que João emanava o amor de Cristo a outros. Ele desejava dar à igreja cristã primitiva conselhos para evitar as loucuras do pecado. Essas antigas palavras são aplicáveis e muito apropriadas hoje em dia. Ao ponderarmos na guerra, no ódio e nas muitas outras consequências do pecado, precisamos nos lembrar do dom de Jesus à humanidade (1Jo 3:16). Não receberemos Seu amor se não pudermos conceder esse amor à humanidade.

*F. F. Bruce, Bible Commentary (Grand Rapids, Mich., Zondervan Publishing, 1979), p. 1582.

Mãos à Bíblia

4. Jesus é mencionado ao longo de 1 João. Ele é o personagem central desse livro. Quem é Ele, de acordo com a epístola? (a) 1Jo 1:1; (b) 1Jo 1:3; 4:15; (c) 1Jo 2:1; (d) 1Jo 2:22; (e) 1Jo 4:14

Talvez os membros da igreja e os falsos mestres concordassem sobre a natureza divina do Pai. Mas discordavam a respeito da humanidade e divindade do Filho. A questão era se Jesus “havia vindo em carne” (1Jo 4:2) ou não, e se era “o Cristo” (1Jo 2:22).

Mesmo em nossos dias, alguns, inclusive cristãos, pensam que Jesus não passa de um ser humano maravilhoso. No entanto, João é claro: se você tem conhecimento sobre Jesus, mas não O aceita como Messias e Filho de Deus, então você não pode manter um relacionamento de salvação com Deus, o Pai.

Tonya Mechling | Medford, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial