Jesus e as Cartas Joaninas - 28/06/2009 a 04/07/2009
JESUS E AS CARTAS JOANINAS
“E nós vimos e anunciamos aos outros que o Pai enviou o Filho para ser o Salvador do mundo” (1Jo 4:14).
Prévia da semana: João enfrentou os falsos ensinos sem temor, destacando a verdade positiva do sacrifício e da intercessão de Jesus por nós. Nossa compreensão do que Jesus fez se refletirá em bons relacionamentos com outras pessoas.
Leitura adicional: Caminho a Cristo
Domingo, 28 de junho
IntroduçãoDesde o princípio
Em 1 de julho de 2002, no espaço aéreo alemão, o voo 2937 colidiu com o voo 611. Todos os 71 passageiros a bordo desses dois aviões morreram. Entre os mortos estavam 45 crianças em idade escolar. Talvez o mais lamentável seja o fato de que ambas as aeronaves estavam equipadas com TCAS (da sigla em inglês para Sistema de Alerta e Prevenção de Colisão de Tráfego). Esse sistema de segurança foi planejado para transmitir e receber sinais de TCASs de aeronaves próximas e depois instruir cada piloto sobre como evitar a colisão.
Por algum erro, as duas aeronaves se encontravam em rotas de voo que se intersectavam. Operando dentro de circunstâncias lamentavelmente inadequadas, o controle de voo instruiu o voo 2937 a descer. Com pouco tempo para evitar a colisão, o voo 2937 seguiu as instruções do controle de tráfego aéreo. Essas instruções contradiziam diretamente as instruções do TCAS da aeronave para que ela subisse. O vôo 611 desceu segundo as instruções de seu TCAS, e as duas aeronaves colidiram a 35 mil pés de altura. É angustioso pensar como a tragédia poderia ter sido evitada se ambos os pilotos tivessem seguido as instruções de voo de seus TCASs. Eles haviam recebido as instruções mais confiáveis que tinham à disposição.
Em três curtas cartas à igreja em desenvolvimento, ouvimos o apóstolo João falar com a mesma urgência usada para advertir o piloto do voo 2937.
No tempo de João, como em nosso tempo, abundavam falsos ensinos, e o idoso apóstolo encorajava e admoestava apaixonadamente seus leitores, e até fazia a eles fervorosos apelos. Ele lhes lembrou que estava escrevendo como testemunha ocular; havia visto e tocado Jesus Cristo na carne (2Jo 7). Enfatizou que não estava escrevendo uma teologia nova, mas algo que eles haviam ouvido desde o princípio (1Jo 2:24). Lembrou-lhes ainda que essa mensagem enfatiza o amor de uns para com os outros e envolve o amor a Deus, que se manifesta na obediência a Seus mandamentos.
João deseja que todos os cristãos, em todos os tempos, compreendam que o que ele está escrevendo é fundamental para nossa caminhada com Cristo. “Por isso guardem no coração a mensagem que ouviram desde o começo. Se aquilo que ouviram desde o começo ficar no coração de vocês, então viverão sempre unidos com o Filho e com o Pai” (1Jo 2:24). Essa mensagem, que nos foi dada desde o princípio, é ainda mais vital do que as instruções dadas por qualquer TCAS. As lições deste trimestre se concentrarão nessa mensagem tão importante.
Mãos à Bíblia
1. O mesmo estilo e vocabulário parecem indicar que o autor de 1, 2 e 3 João é o mesmo. O que essas três epístolas nos dizem sobre ele? Procure perceber algumas das palavras que ele usa para aqueles a quem se dirigiu nas epístolas. 1Jo 1:1-3; 2:1, 18; 4:4; 2Jo 1, 12; 3Jo 1, 13, 14
A semelhança íntima das frases e temas com o Evangelho de João, bem como o testemunho dos Pais da Igreja, revelam que o autor delas foi o apóstolo João.
Gayle Hill | Medford, EUA
Marcadores: 28 de Junho, Domingo, Jesus e as Cartas joaninas, lição escola sabatina
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial