quarta-feira, 13 de maio de 2009

A Jornada Cristã "GRAÇA" - 13/05/2009 a 16/05/2009

Quarta, 13 de maio

Evidência
Graça


As pessoas foram e continuam sendo transformadas ao contemplar o amor de Cristo. Um dos criminosos crucificados com Ele notou que Jesus era alguém especial, com um futuro além dessa morte vergonhosa (Lc 23:39-43). E um centurião romano percebeu que Jesus não era criminoso (v. 47).

6. Como nossa vida deve ser mudada ao contemplarmos Jesus e o que Ele fez por nós? 2Co 3:16-18; Hb 12:2, 3

Não há teoria da expiação que faça justiça à maravilha da graça de Deus (veja 1Co 1:20-25). O que Jesus fez por nós não deve ser apenas assunto de debate, mas de meditação e oração. Mesmo que não entendamos tudo sobre o plano da salvação, temos o suficiente para nos maravilhar com o que Deus fez por nós em Cristo.

Paulo guardava Éfeso no coração. Ele havia passado três anos vivendo entre os efésios e pregando para eles (At 19:1-20). Enquanto estava preso em Roma, foi permitido a Paulo que recebesse visitas. Uma delas foi a de Tíquico, de Éfeso, e foi para ele que Paulo entregou a carta endereçada à igreja de Éfeso (Ef 6:21).

O livro de Efésios foi escrito com um tema abrangente – a unidade; unidade em Cristo, porque todos somos salvos pela graça (Ef 2:8). Essa graça foi dada livremente a judeus e gentios. Todos os que creem partilham da mesma misericórdia de Cristo que tira nossos pecados. Paulo lembra seus irmãos de fé que esse é um “dom de Deus” e que, portanto, não devemos nos orgulhar dele, mas partilhar esse dom com todos.

Paulo vê a igreja como uma extensão viva do corpo de Cristo. Todos nós somos salvos pela graça “em Cristo” e pertencemos ao corpo de Cristo. “Embora ‘em Cristo’ seja uma frase-chave, é difícil escolher um verso-chave, pois raramente há um verso que não apresente de uma forma ou de outra o tema básico ... [de que] todos estão ‘em Cristo’.”* Jesus é o centro de todas as coisas e, ao nos aproximarmos dEle, nos unimos a nossos irmãos de fé. Para isso somos chamados a servir em humildade, possuir um elevado padrão moral e construir um relacionamento amoroso com nossa família.

Paulo encoraja todos os crentes a uma vida nova em Cristo – uma vida dirigida pelo Espírito Santo, colocando de lado nossos maus desejos e nos submetendo a Sua vontade. Para aqueles que pertencem à família de Cristo não há necessidade de nutrir amargura, ira, uma atitude de mexerico ou qualquer outra forma de malícia (Ef 4:31).

Finalmente, Paulo lembra a igreja onde se encontra a verdadeira batalha: “Fortaleçam-se no Senhor e no Seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e as autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” (Ef 6:10-12, NVI).

* The SDA Bible Commentary, v. 6, p. 995


Jimmy Quek | Cingapura, República de Cingapura

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial