domingo, 3 de maio de 2009

A Jornada Cristã"Pecado" - 03/05/2009 a 09/05/2009

A JORNADA CRISTÃ "PECADO"


“Portanto, assim como um só pecado condenou todos os seres humanos, assim também um só ato de salvação liberta todos e lhes dá vida” (Rm 5:18).

Prévia da semana:
Em um mundo terrível assaltado pelo pecado, em Sua misericórdia, Deus nos oferece uma saída em Jesus. Aceite esse dom e viva de acordo com ele.

Leitura adicional: Salmo 51; Caminho a Cristo, “A Ponte Sobre o Abismo”, p. 17-22

Domingo, 3 de maio

Introdução
Pecado: orgulho e preconceito

1.
O que as passagens bíblicas a seguir revelam sobre a essência do pecado? Gn 3:1-7; Is 14:12-14; Ap 12:7-9

Por que Deus castigou Adão e Eva? Comer um fruto pode ter parecido algo sem importância, mas estava envolvido um princípio crucial: a descrença na palavra de Deus.

2. Qual será uma das características importantes do povo de Deus no tempo do fim? Ap 14:12. Como entra em jogo a questão da obediência aqui?

Em um tempo em que o mundo está infestado por excessiva ilegalidade e imoralidade, deve haver e haverá um povo que defenda fielmente o padrão divino de santidade, os Dez Mandamentos.

Pecado. Uma palavra tão simples para o maior problema de nosso mundo. Provavelmente, não pensamos sobre isso com frequência, mas podemos traçar no pecado a origem de todas as provas e problemas que enfrentamos. A Bíblia define claramente o pecado como transgressão da lei de Deus (1Jo 3:4), mas o que é que nos faz desejar ir contra a vontade de Deus? O pecado começou no Céu quando o mais condecorado arcanjo, Lúcifer, começou a desenvolver um senso exagerado de orgulho e importância própria. “Subirei até o céu e me sentarei no meu trono. ... Reinarei... Subirei acima das nuvens mais altas e serei como o Deus Altíssimo” (Is 14:13, 14).

O pecado e o orgulho parecem trabalhar lado a lado porque ambos estão enraizados no eu e no egoísmo. O orgulho desenfreado pode criar a ilusão de que somos melhores do que na verdade somos, predispondo-nos a preconceitos injustos. Isso fez Lúcifer julgar que, mesmo sendo um ser criado, merecia o privilégio de se sentar à direita de Deus. O mesmo tipo de orgulho parece estar no âmago de nossa natureza humana e perpetuar nossa inclinação pecaminosa.

O oposto do orgulho é a humildade. Jesus foi um perfeito exemplo desse traço quando veio à Terra. Ele assumiu a condição de servo e habitou entre os pobres, necessitados e rejeitados. Mesmo sendo perfeito, nunca passou por alto nem o “maior” dos pecadores. É incrível pensar que, sendo nós próprios pecadores, todos nós, a certa altura, olhamos para os outros de cima para baixo, em relação àquilo que consideramos ser um pecado maior que o nosso. Leia a advertência bíblica contra isso em Mateus 23:23. Tudo isso tem que ver com o orgulho, a necessidade de satisfazer e exaltar o eu.

O orgulho trouxe o pecado à existência. Impede-nos de alcançar o arrependimento e pedir o perdão que custou a morte de Cristo. O orgulho nos faz pensar que podemos ganhar a salvação por meio de nossos próprios esforços débeis. Ironicamente, a atitude mais humilde que podemos tomar para nos livrar do pecado é simplesmente abandonar nosso orgulho e aceitar o dom do perdão e reconciliação concedidos a nós pelo Cordeiro que foi morto por nossos pecados. Pronto! Problema do pecado resolvido.

Rachelle McKenzie | Loma Linda, EUA

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial