domingo, 26 de abril de 2009

A Jornada Cristã "REVELAÇÃO" - 26/04/2009 a 02/05/2009

A JORNADA CRISTÃ "REVELAÇÃO"


“Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o Universo” (Hb 1:1, 2, NVI). Prévia da semana: Deus nos ama tanto que quer manter conosco um diálogo contínuo. Ele fala conosco utilizando-Se de muitos meios, dos quais o mais poderoso é Jesus.

Leitura adicional: Caminho a Cristo, capítulos “O Deus Que Eu Conheço” e “Expulse a Dúvida”

Domingo, 26 de abril

Introdução
Para onde você aponta a antena?


1. Resuma com suas palavras o que o Salmo 19:1-4 e Romanos 1:18-20 nos ensinam.

Quando os que creem na Bíblia examinam o céu iluminado pelas estrelas, quando veem as árvores majestosas das florestas ou a beleza do Sol poente, concordam que a natureza declara a glória de Deus. Mesmo os não-crentes, olhando para a natureza, alcançam o vislumbre de um poder divino que projetou e criou tudo isso. Porém, muitos fecham os olhos para esse aspecto e pretendem explicar tudo o que existe em termos de acaso e necessidade.

2. Faça a si mesmo esta simples pergunta: Qual é a explicação mais lógica e razoável para a beleza e a complexidade da vida: puro acaso ou uma criação intencional e planejada? Defenda sua resposta.

A Bíblia declara que “há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o Universo. O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do Seu ser, sustentando todas as coisas por Sua palavra poderosa” (Hb 1:1-3, NVI). Em outras palavras, Deus decidiu Se revelar de muitas formas diferentes para que pudéssemos conhecê-Lo melhor. Não obstante, as perguntas sempre permanecem: Por que é tão difícil ouvir a Deus? Há pessoas que conseguem ouvir a voz de Deus e outras que não conseguem?

É verdade que Deus é o Grande Comunicador. Desde o Céu até aqui, Jesus procurou e continua procurando meios de nos ajudar a ouvir Sua voz. É também verdade que há alguns que conseguem ouvi-Lo e outros que não conseguem. Mesmo assim, eu ousaria dizer que a diferença não está em Deus, mas em nós.

Para explicar meu ponto de vista, vou usar uma ilustração usada por Jean Flory. Ele diz que nossa compreensão é como a antena de um satélite que está focalizada em direção ao solo, de forma que as únicas ondas sonoras que ela pode receber são as que vêm do solo. Com muita frequência, nossas antenas estão apontadas numa direção contrária à do Céu, e por isso não conseguimos receber sinais de Deus. Assim, embora Deus continuamente fale conosco, não O compreendemos. Só aqueles que direcionam sua antena para cima podem verdadeiramente compreender a linguagem do Céu.

Então, que conclusão podemos tirar dessa ilustração? É simples. Deus nos deu livre-arbítrio e, ao mesmo tempo, decidiu não nos deixar sem as informações que precisamos para tomar as decisões corretas. A Bíblia diz que Deus decidiu Se revelar de muitas maneiras diferentes, contudo nossas atitudes determinam se seremos capazes de ouvir e compreender Sua voz.

Nesta semana, você terá a oportunidade de reavaliar como Deus escolheu Se revelar em sua vida e qual é sua atitude para com as informações que Ele continuamente lhe envia. E então, para onde você vai direcionar sua antena?

Patricia Lopez | Arlington, EUA

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial