domingo, 19 de abril de 2009

A Jornada Cristã "Vida" - 19/04/2009 a 25/04/2009

A JORNADA CRISTÃ "VIDA"

“Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (Jo 10:10, NVI).

Prévia da semana: Jesus disse a Nicodemos que ele devia nascer de novo (Jo 3:1-21). Faça tudo o que puder para começar cada dia como alguém nascido de novo em Cristo.

Leitura adicional: João 4:7-13; 1 João 5:12

Domingo, 19 de abril

Introdução
Coragem para desfrutar a vida

Qual é a origem da vida? Alguns dizem que foi por evolução. Outros pretendem ver um desempenho divino no lento processo de milhões de anos, durante os quais formas “simples” de vida surgiram e, subsequentemente, se desenvolveram em organismos mais complexos, inclusive os seres humanos. Mas a abordagem criacionista é muito mais lógica e coerente que a teoria inverossímil de que a vida humana resultou do acaso.

1. O que a revelação nos diz sobre a origem da vida? Gn 2:7; Jo 1:1-3

2. Com que palavras Davi descreve o milagre da vida humana e a estrutura magnífica do corpo humano? Sl 139:13, 14

A fim de desfrutarmos a vida do dia-a-dia enquanto esperamos a volta de Jesus, precisamos ser capazes de responder a estas perguntas: Quem sou? De onde vim? O que posso saber? O que devo fazer? O que posso esperar? Para onde vou?

Faça uma pausa para considerar as implicações para a vida sugeridas pelas duas citações seguintes, mencionadas por Corey: (1) “Aquele que tem um porquê pelo qual viver pode suportar quase qualquer coisa” (Friedrich Nietzsche). (2) “A praga de nossa época é a falta de sentido. A pessoa moderna tem meios para viver, mas muitas vezes não tem um significado pelo qual viver” (Viktor Frankl).1 Portanto, podemos dizer que o elixir para uma vida abundante é encontrar significado e propósito em muitas circunstâncias da vida: no trabalho, no amor, na família, no sofrimento, na morte, na condição de membro da igreja, nas finanças e na fé.

Agora, considere que o caminho para o significado e propósito na vida é através da participação. Viktor Frankl sugere que encontrar significado e propósito na vida “precisa ser algo buscado obliquamente. ... É um subproduto do compromisso, que é a incumbência de criar, amar, trabalhar e construir”.

Portanto, até que estejamos totalmente comprometidos com aquilo que constitui a essência da vida, há o risco de não encontrarmos o verdadeiro significado e propósito da vida. O significado é um resultado da participação. Talvez, então, a razão pela qual alguns de nós descrevem a vida em casa e na igreja como sendo maçante, seja porque não estamos participando nos eventos essenciais dessas duas instituições.

Ao estudar a lição desta semana, considere as implicações de mais dois ingredientes da vida abundante: “É preciso coragem para se ‘ser’, e nossas escolhas determinam o tipo de pessoa que nos tornamos” (Rollo May) 3; e: “Se somos escravos da circunstância, certamente falharemos em aperfeiçoar um caráter cristão. Você precisa dominar as circunstâncias, e não permitir que as circunstâncias o dominem” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 3, p. 46, 47).

A vida é um dom precioso de Deus. Decida vivê-la ao máximo e para a glória dEle (Ec 11:9, 10; Is 43:7; 1Co 10:31).

S. Matthias Esson | Londres, Inglaterra

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial