terça-feira, 21 de abril de 2009

A Jornada Cristã "Vida" - 21/04/2009 a 25/04/2009

Terça, 21 de abril

Exposição

Vida


5. Leia 2 Coríntios 5:17. Como podemos ser “novas criaturas” em Jesus?

Ninguém está livre da esmagadora devastação provocada pelo pecado. A grande notícia é que, em Jesus, podemos viver eternamente. No entanto, essa vida eterna requer mudança de coração, conversão, ou, nas palavras de Jesus, o “novo nascimento.”

6. Qual é a natureza do novo nascimento? O que significa nascer de novo?

Vida é um tema dominante do Gênesis ao Apocalipse. A palavra tem uma gama de significados da mera existência física à vida plena e abundante, em amorosa comunhão com Deus e outros.

Fonte de vida (Jo 1:1-3). Deus é o Deus vivo (Jr 10:10) e é a fonte de toda a vida. João 1:1-3 deixa claro que sem Jesus nada teria existido. Além do mais, tudo o que existe continua a existir por causa da graça de Deus, de Sua sabedoria e poder doador de vida (Cl 1:16, 17).

Seres humanos criados para viver (Gn 2:7; Sl 139:13, 14). Deus criou os seres humanos para que vivessem para sempre (Gn 2:9; Sl 139:13, 14; Ap 22:1, 2). Gênesis 2:7 diz que, depois de Deus ter formado Adão do solo, soprou em suas narinas o fôlego de vida. É possível que Deus não somente tenha soprado em Adão o neshamah, ou centelha da vida, mas que também tenha soprado nele o Espírito Santo (Jo 20:22) e, com Ele, uma natureza e dimensão espirituais (2Pe 1:4). Assim, nos tornamos um templo vivo para ser habitado por Deus (1Co 3:16). Era desígnio de Deus que vivêssemos em comunhão íntima com Ele. Portanto, fomos criados para ter mais que uma existência física. Fomos criados para desfrutar amoroso companheirismo com Deus e todos os Seus filhos. A vida humana devia ser mais que infinda; devia ser uma vida feliz. Contudo, a Bíblia revela: a fim de que os seres humanos vivessem verdadeiramente e fossem felizes, precisavam escolher viver conforme a vida que Deus lhes deu para viver.

Vida inferior: vida sem a habitação do Espírito Santo (Gn 2:17; Rm 8:9). Quando Adão e Eva escolheram seguir a serpente e exaltar sua razão acima da vontade de Deus, perderam a pureza; e, num grau significativo, o Espírito Santo e a glória de Deus se afastaram deles. O pecado trouxe morte espiritual imediata (Gn 2:17). Eles não experimentaram imediatamente a morte física, mas continuaram a viver o que às vezes é chamado de vida inferior. A queda original foi a descida para uma esfera inferior de existência: uma vida vivida sem a influência santificadora do Espírito Santo. Os que vivem na esfera da vida inferior estão preocupados em satisfazer os desejos da carne. São pouco mais que animais inteligentes. Leia o que Paulo tem a dizer sobre tais pessoas em Romanos 1:21-24 e Gálatas 5:19-21. A partir da perspectiva bíblica, a vida inferior (ou vida sem a habitação do Espírito Santo) não é vida de maneira alguma. É, de fato, a morte em vida. Alguém que vive essa vida inferior está morto em suas transgressões e pecados (Ef 2:1).

Vida superior: vida vivida em Cristo (Jo 3; 10:10; 2Co 5:17). Felizmente para Adão e Eva, e para muitos de seus descendentes, eles se arrependeram de seus pecados e aceitaram o perdão de Deus, tornado possível através de Jesus Cristo (Jo 3:16). O perdão e a aceitação do pecador por Deus envolve o milagre do novo nascimento (Jo 3:1-6). A mão criativa de Deus toca uma vez mais o corpo da pessoa, e, então, ela recebe a influência interior santificadora do Espírito Santo. No momento da conversão, a pessoa é elevada acima da esfera física, ou da vida inferior, para a vida superior. Essa é a vida para a qual fomos criados. É a verdadeira vida trazida à luz por Cristo (2Tm 1:10). É a vida vivida em Cristo, ou em comunhão íntima com Cristo. É uma vida que reflete os princípios e atividades do reino de Deus exemplificados na vida de Cristo. É uma vida quantitativamente e qualitativamente mais rica que qualquer coisa que os cidadãos dos reinos deste mundo podem obter ou experimentar. É a vida abundante (Jo 10:10). É a vida passada na presença de Deus e na atmosfera do Céu, embora esteja ainda ligada a este mundo. A vida superior dá evidências da habitação do Espírito e é caracterizada por “amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gl 5:22, 23, NVI). Refletir a imagem e semelhança de Deus, ou o caráter de Cristo, é outra vez possível, porque as pessoas que nasceram de novo são verdadeiramente filhos de Deus, e capazes de viver assim (2Pe 1:2-8). A vida superior não deve ser considerada algo corriqueiro, pois é possibilitada pela vida e morte de Cristo (Jo 3:16) e pela comunhão consciente com Deus.

Pense nisto


1. Como você sabe se é um animal inteligente ou um filho de Deus nascido de novo?
2. Que passos você pode dar para assegurar que sua vida seja passada em constante comunhão com Deus e na atmosfera do Céu enquanto está vivendo num mundo pecaminoso?
3. Por que a constante comunhão com Deus é tão importante?

Elliott Williams | Watford, Inglaterra

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial