segunda-feira, 11 de maio de 2009

A Jornada Cristã "GRAÇA" - 11/05/2009 a 16/05/2009

Segunda, 11 de maio

Exposição
Além de nosso limite de crédito


3. Qual foi uma das palavras mais preeminentes que Deus usou para nos ajudar a entender alguns vislumbres profundos do mistério da graça? Is 53:7; Jo 1:29

4.
Que outro simbolismo é usado para ilustrar uma dimensão adicional da verdade da expiação? Mt 20:28; At 20:28; 1Co 6:20

A busca por um Salvador (Rm 5:18, 19). O pecado aconteceu, e os seres humanos têm sofrido desde então. Deus, contudo, decidiu que enviaria Jesus para morrer por nós. Jesus o fez, e agora somos salvos se crermos que Ele, de fato, morreu por nosso pecado. Romanos 5:18 e 19 nos dá uma ideia simples de ser seguida. Um homem pecou e, por causa disso, todos somos pecadores. Foi preciso um homem justo para reverter isso. A única pergunta é: Quem foi esse homem? Ainda estamos em busca de um Salvador, ou Ele já foi encontrado?

A Bíblia diz claramente que a condenação é o resultado direto da desobediência de um homem. O pecado entrou no mundo quando a desobediência entrou em cena por causa de uma pessoa. O pecado de Adão marcou o início do fim. Contudo, não somos deixados sem esperança. O texto acrescenta que um único ato de justiça leva à justificação de toda a humanidade. Quem seria essa pessoa justa para reverter os efeitos do pecado? Que ato justo cobriria os condenados e os tornaria novamente aceitáveis aos olhos de Deus?

O homem e o ato justo se referem a Jesus e Sua morte na cruz. A decisão de ir em frente com o plano da salvação que, em última análise, requeria o sacrifício do próprio Filho de Deus, pôs fim à busca por um Salvador. Através de Jesus, Deus pode encontrar novamente favor em Seu povo, e pode justificar qualquer pessoa que confessar seus pecados e deles se arrepender.

A oferta de crédito imerecido (Êx 25:8). Em Êxodo 25, Deus instrui os israelitas a construir um lugar de adoração para que Ele pudesse habitar no meio deles. Isso é totalmente fora do comum. As pessoas geralmente constroem locais de adoração para seus deuses sem que isso lhes seja pedido, mas aqui vemos Deus dizendo a Seu povo que desejava estar com eles. Que maravilhoso Deus é o Deus verdadeiro! Isso foi, definitivamente, graça creditada além do limite de crédito dos israelitas. Com tudo o que os israelitas podiam fazer, nunca teriam estado à altura de um Deus tão amoroso e poderoso. As pessoas escolhem o deus a quem irão servir; mas aqui lemos que Deus escolheu o povo que iria servi-Lo.

A palavra graça no Antigo Testamento é frequentemente traduzida como “favor”. Aqui vemos que os israelitas de alguma forma encontraram favor aos olhos de Deus. De todas as nações que havia naquele tempo, Deus escolheu Israel de preferência às demais. Escolheu liderá-los, guiá-los, lidar com sua infidelidade e murmurações. Um crédito imerecido foi oferecido a esse povo.

Hoje estamos todos na condição em que um crédito imerecido nos é oferecido. Pela graça de Deus, recebemos salvação crendo em Jesus Cristo nosso Salvador (Jo 3:16). Deus poderia facilmente ter tornado difícil para nós obtermos a salvação. Contudo, em algum lugar, de alguma forma, obtivemos favor aos olhos de Deus, e esse favor nos permitiu aceitar o dom da salvação. Deus está esperando que O aceitemos em nossa vida! Apocalipse 3:20 diz: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo” (NVI).

A liberdade acena para nós (2Co 3:16-18). Paulo escreve sobre um véu que cobre nossa mente. Esse véu representa algo que nos impede de ter uma sólida ligação com Deus. Esse véu é algo que nos impede de abraçar a liberdade que só pode ser encontrada em Cristo. Segundo Coríntios 3:16-18 nos diz que, com o rosto desvendado, seremos transformados à imagem de Cristo.

Os filhos de Israel não podiam olhar para o rosto de Moisés após Moisés ter se encontrado com Deus, porque não podiam suportar a presença da glória de Deus. Eles não tinham aquela ligação com Deus que Moisés tinha. Por amor aos israelitas, o véu tinha de cobrir a glória de Deus que ainda permanecia em torno de Moisés mesmo após ele ter deixado a presença de Deus (Ex 34:34).

Ter os véus removidos e nossa mente fixada em Deus requer plena submissão a Deus. Somente Ele pode nos transformar e trazer liberdade a nossa vida. Que véus estão nos cobrindo, impedindo que a glória de Deus se derrame sobre nós? Desejamos a graça de Deus, contudo tentamos comprar nosso perdão fazendo coisas boas, esperando que um dia acabemos sendo qualificados a receber Sua graça?

Graça – o purificador (Tt 2:11-14). A graça de Deus se manifestou, e traz salvação a todas as pessoas que a aceitam! Um diagrama simples descreve para nós o que Tito 2:11-14 declara:

Você aceita a Deus → Deus purifica sua vida → A salvação é sua

Temos a promessa de nova vida porque Deus achou favor em nós. Ele está à porta de nosso coração batendo, esperando que a abramos para Ele. Você vai permitir que Deus o coloque na trilha certa e opere a vontade dEle na sua vida?

Pense nisto


1. O que está impedindo você de aceitar plenamente a graça de Deus?
2. Como você descreveria o efeito que a graça de Deus está tendo em sua vida?
3. Você está disposto a permitir que Deus o coloque na trilha certa e o use ao mesmo tempo em que o ajuda a desenvolver um caráter cristão?

Nathaniel Tan | Cingapura, República de Cingapura

Marcadores: , , , , ,

3 Comentários:

Às 14 de maio de 2009 às 17:42 , Blogger ROMIM DIOGO disse...

jesus disse que quem o ama segue meus mandamentos, e seguir os mandamentos é fazer a obra. quem crê já está salvo mas quem não crê já está condenado. a fé sem obras é morta. como ninguém cumpre os mandamentos, ninguém pode dizer que tem fé viva. então toda a humanidade só poderá contar com a graça imerecida de jesus. no dia do juízo, quando todo o joelho se dobrar diante da majestade de jesus, ele separará os seus amigos de seus inimigos, mas como jesus não é hipócrita e ensinou aos homens a amar seus inimigos, então ele perdoará a todos. ele é o bom pastor e não deixará para trás a ovelha perdida, o adão, ou seja, toda a humanidade.

 
Às 18 de maio de 2009 às 16:00 , Blogger ROMIM DIOGO disse...

jesus disse que quem o ama cumpre seus mandamentos.
fazer a obra é cumpri-los, e a fé sem obras é morta.
portanto toda a fé é morta e ninguém ama jesus de verdade.
mas jesus amou o mundo e como ele ensinou que devemos amar ao próximo. ele amará os seus.
todas as ovelhas perdidas serão resgatadas pela graça imerecida de jesus, o bom pastor.
jesus não gosta de religiosos,pois suas firmas chamadas igrejas vendem um produto chamado comunhão.
jesus nunca andou com religiosos e os chamavam de raça de viboras ,de sepulcros caiados, e dizia que o pai deles era o diabo.
a diferença entre os pastores e judas era que eles não se enforcam após venderem jesus!

 
Às 23 de maio de 2009 às 12:04 , Anonymous Elsaby Antunes disse...

Amar a Deus é uma tarefa muito difícil para o homem, visto que o homem ama apenas aquilo que ele vê!

Neste ponto, coitado do cego! O cego não vê, portanto ele não ama aquilo que ele vê, mas pode amar tudo que ouve a respeito do amor de Deus!

Creio que Jesus quando disse ao ladrão que estava ao seu lado na cruz, estava mostrando o quão importante é aceitarmos primeiro a salvação e depois começar a praticar daquilo que cremos! Neste aspecto, a Graça de Deus está continuamente estendida aos homens, os homens por sua vez estão continuamente criando regras de salvação com suas obras; entenda-se "obras" como atitudes, como testemunhos de vida. Seguir um conceito é o mesmo que inscrever-se no vestibular, ou seja, já existe um gabarito com as respostas...

Opinião:Deus, na sua imensurável sabedoria e incompreensível amor, deixou uma resposta tão simples que a humanidade faz questão de complicar... crer somente não é a verdade, e praticar apenas não é a verdade, mas a junção de crer e praticar do amor de Deus levando a mensagem que Jesus o filho de Deus veio a este mundo nos trazer a salvação!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial