terça-feira, 25 de novembro de 2008

Metáforas da Salvação - 25/11/2008 a 29/11/2008

Terça, 25 de novembro

Testemunho
À procura do perdido


3. Por que Paulo contrasta a justificação pela fé com a obediência à lei, e como isso nos ajuda a entender a justificação? Rm 3:19-24
Os seres humanos foram acusados de um crime. Todos estão sob a condenação da lei (Romanos 2). Mas Deus forneceu aos seres humanos uma saída da dificuldade. “Agora”, com a vinda de Cristo, “se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei”, isto é, não determinada pela nossa obediência à lei (Rm 3:21, NVI). Paulo explica que essa “justiça de Deus [vem] mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem” (v. 22, NVI). Essa justificação é dirigida tanto aos judeus como aos gentios (v. 22, 29). Esse dom de salvação é acompanhado da recepção do Espírito que nos habilita a andar em novidade de vida (Gl 3:2, 3; Rm 6:4).

Metáforas que nos ajudam a compreender o que Cristo fez por nós são abundantes na Bíblia. Lucas 15 inclui três delas. Eis aqui o que Ellen G. White tinha a dizer sobre as duas primeiras.

“Na parábola, o pastor sai em busca de uma ovelha – o mínimo que pode ser numerado. Assim, se houvesse apenas uma pessoa perdida, Cristo por ela teria morrido.

“A ovelha desgarrada do rebanho é a mais desamparada de todas as criaturas. Precisa ser procurada pelo pastor, pois não pode, sozinha, encontrar o caminho de volta. O mesmo se dá com alguém que se desviou de Deus; está tão desamparado quanto a ovelha perdida, e se o amor divino não for salvá-la, jamais poderia achar o caminho para Deus.

“O pastor que descobre a ausência de uma ovelha, não contempla indiferentemente o rebanho que está seguro no redil, dizendo: ‘Tenho noventa e nove, e vai causar-me tremenda perturbação sair em busca da desgarrada.’ ... Não! Logo que a ovelha se afasta, o pastor enche-se de cuidados e apreensões. Conta e reconta o rebanho. Quando se certifica de que realmente uma ovelha se perdeu, não dormita. Deixa as noventa e nove no redil e sai em busca da ovelha desgarrada” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 187, 188).

Conquanto a ovelha saiba que está perdida, e portanto representa pessoas que sabem que estão separadas de Deus, a moeda na segunda parábola “representa os que estão perdidos em delitos e pecados, mas não estão conscientes de sua condição. Estão alienados de Deus, mas não o sabem. Sua vida está em perigo, porém estão disso inconscientes e descuidados. Nessa parábola, Cristo ensina que mesmo os que são indiferentes às reivindicações de Deus são objeto de Seu amor piedoso. Precisam ser procurados para serem reconduzidos a Deus. ...

“Nesta parábola há uma lição para as famílias. No círculo familiar há muitas vezes grande indiferença quanto à condição espiritual de seus componentes. Pode haver um dentre eles que esteja separado de Deus; mas quão pouca ansiedade é sentida na família, pela perda de uma das dádivas confiadas por Deus! ...

“Onde quer que estejamos, a dracma perdida espera que a procuremos. Iremos procurá-la?” (Ibid., p. 193-196).

Clyde Evans | Ypsilanti, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial