sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Expiação e a Encarnação - 21/11/2008 a 22/11/2008

Sexta, 21 de novembro

Opinião

Tome posição!


O Dicionário Oxford define tentação como “ato de tentar ou a condição de ser tentado; algo tentador ou sedutor”. Hoje somos confrontados com todos os tipos de tentações. Temos que lidar com essas tentações especialmente em nossa caminhada com o Senhor. Mas devemos permanecer firmes, orar, alimentar-nos de Sua Santa Palavra e estar prontos quando o diabo tentar atacar-nos. Como a Bíblia nos diz, a batalha não é natural, mas espiritual: “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef 6:12, 13).

Como exemplo para nós, Jesus usou a Palavra de Deus para resistir às tentações (Mt 4:1-11). Embora Satanás tenha tentado citar as Escrituras para Jesus a fim de convencê-Lo a pecar, era óbvio que Jesus conhecia bem a Palavra.

Muitas vezes somos tentados a mentir, roubar, ter inveja ou ficar irados; mas, então, ouvimos aquela voz mansa [Jesus] nos dizendo para não cedermos às tentações do diabo ou aos seus truques malignos. “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que O amam” (Tg 1:12).

Ser tentado não é errado – o que conta é a decisão de fazer algo errado, e o ato que vem em conseqüência. Com a ajuda do Espírito Santo, devemos nos levantar, ser sóbrios, vigilantes e estar prontos a resistir ao diabo. E então, ele fugirá. Jesus sacrificou tudo para vir à Terra e dar-nos um exemplo de como viver uma vida pura. Ele poderia ter ficado no Céu e evitado todo o drama que ocorreu durante o tempo em que esteve na Terra, mas escolheu vir ser tentado, por causa de Seu amor por você e por mim. Portanto, não importa quais possam ser as circunstâncias, quando você tomar uma posição, que seja ao lado do Senhor. Tome posição ao lado do direito. Não há dúvida de que Ele vai tomar posição ao seu lado.

Dicas

1. Reveja a lição de quinta-feira. Coloque algumas gotas de óleo numa pequena xícara de água e observe o que acontece. Então, tente fazer a experiência da gema de ovo. Avalie os seguintes versos e faça uma comparação entre a mistura de água, óleo e gema de ovo com a experiência da encarnação de Cristo: João 1:1, 14; Gálatas 4:7.
2. Leia João 3:17 em diferentes versões. Depois, procure a palavra “condenar” numa concordância bíblica. Agora, procure a palavra “condenar” no dicionário para ter uma compreensão completa do que ela significa. Considerando João 3:17 e as definições que você leu, escreva o que você acredita ser o verdadeiro propósito da vinda de Cristo ao mundo.
3. Telefone ou mande um e-mail para um familiar ou amigo a fim de discutir o significado da Encarnação. Converse com essa pessoa sobre o fato de Jesus ser plenamente divino, mas também plenamente humano. Mostre como nós, também, precisamos nascer do Espírito. Discuta as seguintes perguntas: Como podemos nascer do Espírito? Como o nascer do Espírito nos transforma?

Trisha Long | Grand Cayman, Ilhas Cayman

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial