domingo, 23 de novembro de 2008

Metáforas da Salvação - 23/11/2008 a 29/11/2008

METÁFORAS DA SALVAÇÃO


“Deus O ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo Seu sangue, demonstrando a Sua justiça. Em Sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos” (Rm 3:25, NVI).

Prévia da semana: A decisão de Cristo de morrer por nós nos une a Ele de um modo que nenhum outro dos seres celestiais pode entender nem experimentar.

Domingo, 23 de novembro

Introdução
Partilhando com um amigo

1. Como você entende o conceito de “redenção”? Mc 10:45; Gl 3:13; Ef 1:7; 1Pe 1:18, 19

Redenção é a libertação de uma dívida ou da escravidão pelo pagamento de um resgate, e é uma imagem usada no Novo Testamento para interpretar a morte de Cristo. Nessa idéia, o mundo todo se tornou prisioneiro do pecado, e a lei era o carcereiro (Gl 3:22, 23). Como escravos do pecado, os seres humanos estavam destinados à morte eterna (Rm 6:6, 23). A dívida só poderia ser paga pela renúncia à própria vida. Então, Cristo veio ao mundo e pagou o preço da nossa redenção, tornando disponível a vida a todos os que crerem nEle. Esses indivíduos eram “escravos do pecado”, mas agora “libertados do pecado” se tornaram “servos da justiça” (Rm 6:17, 18).

Um amigo seu lhe fez uma pergunta: O que a Bíblia diz sobre a salvação? Você começa a recordar o que aprendeu nas aulas de Bíblia, ou o que leu recentemente no Ano Bíblico e no livro de meditações diárias. Você começa dizendo a esse amigo que todos nós pecamos de alguma forma, mas Deus ainda nos ama, e “deu o Seu único Filho, para que todo aquele que nEle crer não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16). Você também explica que o pecado nos separa de Deus, erigindo uma barreira que só Jesus Cristo pode remover.

Você sabe que toda pessoa que ouve falar da salvação pode ter noções diferentes dela. Por ser a morte de Cristo na cruz tão importante, a Bíblia compara a salvação a várias coisas práticas para nos ajudar a compreender melhor quão valiosa ela é e quão desesperadamente precisamos dela. Talvez você até tenha encontrado algumas dessas metáforas que descrevem a morte de Cristo na cruz:

- Dom gratuito. Tudo o que podemos fazer é recebê-lo, crendo em Cristo (Romanos 5).
- Resgate pago para libertar-nos do cativeiro do pecado
(Mt 20:28).
- Restauração de nossa antiga união com Deus
(Is 58:12).
- Alvejar de roupas do vermelho para o branco
(Is 1:18).

Creio que a salvação é algo que precisamos saber de memória. Precisamos conhecê-la porque, uma vez que a compreendermos, teremos uma concepção mais clara de como Deus nos ama e de como Ele desperta nosso relacionamento com Cristo, nosso Salvador pessoal. Sabendo que Jesus morreu em nosso lugar, nunca teremos segundos pensamentos sobre Seu amor por nós. Confiaremos nEle inteiramente e nosso coração se inclinará para a obediência. Toda vez que nossos desejos fizerem com que pequemos, devemos nos arrepender, fazer reparos, pedir a Deus que nos perdoe e, com a ajuda do Espírito Santo, viver como alguém que foi perdoado.

Na verdade, é impressionante o amor e a fidelidade de Deus para com os seres humanos pecaminosos. E Ele continua a mostrá-los a nós todos os dias. Minha oração é que, ao você continuar a ler a lição desta semana, possa ter paz mental e encontrar mais metáforas valiosas sobre o amor de Deus para partilhar com seus amigos.

Jontue Jarin | Caloocan, Filipinas

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial