domingo, 9 de novembro de 2008

A Expiação em Símbolos (parte 2) - 09/11/2008 a 15/11/2008

A Expiação em Símbolos – Parte 2


“Então dissemos: ‘Vamos à casa de Deus, o Senhor; vamos adorá-Lo diante do Seu trono’” (Sl 132:7).

Prévia da semana: O Dia da Expiação é algo positivo. É o início de uma eternidade com Deus.

Leitura adicional: O Desejado de Todas as Nações, capítulo 1, p. 19-26


Domingo, 9 de novembro

Introdução
Enviar/Apagar!

1. Qual era o papel do santuário na experiência e na vida dos israelitas? Êx 25:8, 22; 29:42, 43; Sl 28:2; 132:7; 138:2

O sistema israelita de sacrifícios tinha seu centro e operação dentro do santuário, a habitação terrestre de Deus. O sangue, como expressão tangível de vida, pertencia a Deus, e deveria ser devolvido a Ele sobre o altar. No plano de salvação, a vida do animal representava a vida do pecador arrependido, e Deus aceitava a morte do animal inocente em lugar da morte do pecador. Tudo isso simbolizava a obra de Jesus, nosso Sumo Sacerdote real.

Telefones celulares e salvação. Você pode ver qualquer conexão entre eles? Abhilasha, uma jovem índia universitária viu. No passado, ela zombava quando as pessoas lhe diziam que até uma oração sussurrada pode alcançar a Deus num instante. Ela descartava a oração como instrumento psicológico que tem o objetivo de acalmar nervos desgastados e não-educados. Então, o telefone celular chegou à Índia, e ela viu quão fácil era, para ela, falar com sua irmã nos Estados Unidos simplesmente apertando alguns botões. Isso a fez pensar. Se um telefone móvel pode ser tão eficaz, que dizer da tecnologia de Deus? Afinal de contas, o celular funciona com a energia de rádio criada por Deus. Se Deus alterasse as leis da energia de rádio, todos os celulares parariam de funcionar, ela pensou.

Você acha que é mais fácil hoje entender a expiação do que em qualquer tempo no passado? Ou mais difícil? Deus tem uma “tecnologia” maravilhosa para transferir nossa pecaminosidade para o santuário celestial. Isso pode ser feito apenas pelos méritos do sangue derramado de Cristo. Durante séculos, Deus tem transferido para o santuário celestial os pecados das pessoas.

Contudo, Deus tem um método maravilhoso pelo qual, no dia da expiação, Ele esvaziará o santuário de todos os pecados e os colocará sobre o diabo, o originador do pecado. Em outras palavras, Deus apagará inteiramente o problema do pecado. Nós, que pertencemos à geração dos computadores, devemos lembrar que isso se refere não meramente ao fato de o registro do pecado ser transferido. O que está sendo tirado, ou transferido, é a pecaminosidade em si, a doença que causou o pecado, a raiz.

Em termos simples, expiação significa reconciliação. O problema do pecado causou divisão entre Deus e os seres humanos. Então, ambos se tornaram incompatíveis. Reuni-los novamente é o propósito básico da expiação. Deus declarou esta idéia dizendo: “E farão um santuário para Mim, e Eu habitarei no meio deles” (Ex 25:8).

No Antigo Testamento, Deus nos deu vários símbolos para nos ajudar a compreender a expiação. Esses símbolos já passaram, mas seu valor educativo permanece. O pecado é um problema muito complexo e profundamente enraizado, para o qual os seres humanos não podem encontrar solução. Somente Deus pode. O santuário simboliza Sua maneira de dar fim ao problema do pecado. O serviço do santuário no Antigo Testamento apontava para o verdadeiro santuário no Céu onde Jesus está pleiteando em nosso favor para apagar nosso problema do pecado. O preço pago para apagar nossos pecados foi a crucifixão, o sangue, a vida de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Parackal Placidus | Puno, Índia

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial