sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O Anúncio da Expiação - 31/10/2008 a 01/11/2008

Sexta, 31 de outubro

Opinião

Em nosso lugar


Quando ouvimos a palavra expiação, o que vem à mente? Você percebe a importância dela em sua vida? Recentemente, saí com uns amigos. Por estar buscando idéias para escrever a lição de hoje, perguntei a eles o que eles sabiam sobre a expiação de Cristo. Ficaram em silêncio por uns momentos, até que um de meus amigos me pediu que partilhasse algo sobre a expiação.

Foi então que descobri quão pouco eu na verdade sabia sobre esse assunto. De alguma forma é um assunto comum, mas muito raramente discutido até o âmago. Sim, sei que Jesus morreu por mim porque me ama. Muitas vezes já ouvi isso sendo discutido durante a Escola Sabatina, especialmente quando era criança. Cantamos muitos hinos sobre isso, e já decorei versos que falam dessa maravilhosa promessa de salvação. Contudo, enquanto eu estava estudando para escrever esta lição, fiquei impressionada com o que descobri – o amor que fez Deus Se sacrificar para morrer em nosso lugar é incompreensível.

“No instante em que o homem aceitou as tentações de Satanás, e fez exatamente as coisas que Deus lhe havia dito que não fizesse, Cristo, o Filho de Deus, Se colocou entre os vivos e os mortos, dizendo: ‘Que a punição caia sobre Mim. Eu ficarei no lugar do homem. Ele terá outra chance’” (Comentário de Ellen G. White, The SDA Bible Commentary, v. 1, p. 1.085). Que maravilhoso Salvador Ele é! Temos tudo a ganhar, e nada a perder. Jesus fez tudo por amor, um amor imensurável.

Canções da promessa de salvação têm soado ao longo das gerações que vieram após Adão e Eva. Essas canções começaram no Éden, onde ocorreu a primeira transgressão, e onde Deus anunciou Seu plano para salvar a humanidade. Ele também instituiu leis e cerimônias que lembrariam às pessoas essa promessa. O sacrifício que elas ofereciam era de animais inocentes e sem defeito – símbolos da expiação de Cristo. Hoje em dia, não mais oferecemos esses sacrifícios. A morte de Cristo no Calvário cumpriu a promessa que eles prefiguravam. Ele pagou o resgate pleno, sem nada a menos.

A cena no Calvário é a essência de nossa fé. Precisamos nos concentrar nela para que não nos percamos. Ela é um símbolo de que sempre podemos confiar nas promessas de Deus. Contudo, Ele não pode nos forçar a amá-Lo. Não é de Sua natureza forçar ninguém a fazer nada. A escolha de aceitar ou recusar Seu convite para a felicidade eterna está em nossas mãos.

Dicas

1. Pesquise como as pessoas expiam seus pecados nas seguintes religiões: islamismo, hinduísmo e na posição secular/não-religiosa/agnóstica/ateísta.
2. Memorize Efésios 2:8, 9. Partilhe esses versos com um amigo ou colega de trabalho não-cristão e diga a ele ou ela por que esses versos são especiais para você.
3. Grave o testemunho de como você veio a aceitar a Cristo como seu Salvador. Escolha um hino cristão que ilustre sua experiência e use-o como acompanhamento para suas palavras.
4. Faça uma avaliação de sua resposta à expiação de Jesus por seus pecados. Escreva num diário sobre um aspecto de sua vida que você ainda não entregou inteiramente a Deus, e como você planeja entregá-lo a Ele.

Rizza Mae M. Liwanag | Makati, Filipinas

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial