O Anúncio da Expiação - 28/10/2008 a 01/11/2008
Terça, 28 de outubro
Testemunho
"Ainda não chegou a minha hora"
4. Qual foi a reação de Deus diante do ato de idolatria do povo de Israel no Monte Sinai? Por que foi tão forte? Êx 32:7-10
5. Que Moisés disse a Deus depois desse incidente? Êx 32:30-32. Como a promessa do evangelho é vista neste episódio?
Moisés estava disposto a ter seu nome apagado do Livro da Vida (Êx 32:32; veja também Sl 69:28; Fp 4:3), se isso pudesse restaurar o povo à harmonia com o Senhor. Obviamente, o Senhor não podia aceitar essa oferta abnegada. A vida de Moisés não poderia expiar o pecado.
6. Finalmente, como o Senhor resolveu o problema? Êx 34:6, 7
O Senhor Se revelou a Moisés como um Deus perdoador. Esse perdão é inclusivo: “Perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado” (v. 7). A palavra hebraica traduzida como “perdoar” significa literalmente “tirar”. A maneira de Deus lidar com nosso pecado é removê-lo de nós e colocá-lo sobre Si mesmo.
As boas-novas da salvação através de Cristo foram dadas à humanidade imediatamente após sua queda. “Adão começou a perceber a extensão de sua perda, que de governante deste mundo ele se havia tornado um escravo de Satanás. Contudo, antes de ouvir o pronunciamento de sua própria sentença, o bálsamo curativo da esperança foi aplicado ao seu coração despedaçado. Àquela a quem ele havia censurado por sua queda ele devia agora olhar em busca de livramento – em busca da semente prometida, em quem haveria poder para vencer o arquiinimigo de Deus e do homem.”*
“Adão compreendeu que o Redentor prometido era o único meio pelo qual ele podia ter vida. O plano de salvar pecadores tem sido o mesmo em cada geração. Os patriarcas, os profetas e todos os homens santos do passado ansiaram por um Salvador vindouro, em quem mostravam sua fé por ofertas sacrificais. O sangue de animais havia prefigurado a oferta sem pecado feita no Calvário; mas na crucifixão o tipo encontrou o antítipo, e o sistema de tipos foi abolido pela grande oferta antitípica” (Ellen G. White, Bible Echo, 1o de janeiro de 1887).
“As palavras: ‘Ainda não é chegada a Minha hora’, indicam que todo ato da vida de Cristo na Terra era cumprimento do plano que existira desde os dias da eternidade. Antes de vir à Terra, o plano jazia perante Ele, perfeito em todos os seus detalhes. Ao andar entre os homens, porém, era guiado passo a passo pela vontade do Pai. Não hesitava em agir no tempo designado. Com a mesma submissão, esperava até que houvesse chegado a oportunidade” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 147).
* The SDA Bible Commentary, v. 1, p. 233.
Joycelene I. Judan | Muntinlupa, Filipinas
Marcadores: 28 de outubro, Jesus Cristo, lição escola sabatina, O Anúncio da Expiação, Terça
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial