quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A Queda em Pecado - 17/10/2008 a 18/10/2008

Sexta

Opinião
Liberdade de escolha versus pecado


“Nossos primeiros pais não foram deixados sem avisos do perigo que os ameaçava. Mensageiros celestiais expuseram-lhes a história da queda de Satanás, e suas tramas para sua destruição. ... Foi pela desobediência às justas ordens de Deus que Satanás e seu exército caíram. Quão importante, pois, que Adão e Eva honrassem aquela lei pela qual somente é possível manter-se a ordem e a eqüidade!” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas,p. 52).

Satanás prometeu que, após comerem o fruto proibido, Adão e Eva não só continuariam a viver, mas seriam como deuses. Ele lhes prometeu o paraíso após o pecado. Assim, Satanás os levou a crer que eles teriam uma vida melhor ao desobedecer à lei de Deus. Contudo, ele próprio tinha sido expulso do Céu porque desejou ser como Deus. Agora, sabemos que ele foi um mentiroso desde o princípio (Jo 8:44).

Deus disse a Adão que, como resultado de sua desobediência, ele teria que trabalhar duro para comer (Gn 3:19). Em certo sentido, isso foi uma bênção, pois o trabalho manteria corpo e mente ocupados e fora de problemas. Além disso, a morte também entrou no mundo. Gênesis 4 fala sobre Abel, que foi morto não por Satanás, mas por Caim sob a influência de Satanás. Um povo rebelde proveio de Caim. Tão rebelde, que Deus teve que destruir Sua criação com um dilúvio mundial (Gn 6:7).

Por causa de Seu grande amor, Deus enviou uma advertência através de Noé antes do dilúvio. Depois dele, os seres humanos começaram a construir a Torre de Babel a fim de escapar a outro dilúvio mundial, muito embora Deus tivesse dado o arco-íris como sinal de que não faria isso novamente (Gn 9:11-16). Portanto, podemos concluir que eles estavam se preparando para pecar novamente.

À medida que as gerações passam, os seres humanos têm-se tornado cada vez mais pecaminosos. Paulo nos esclarece, em 2 Timóteo 3:1-9, a condição do mundo nos últimos dias. Então, por que Deus nos criou com liberdade de escolha? Por que é importante que O escolhamos em vez de escolhermos Satanás? Por que não estaríamos em condição melhor se fôssemos simplesmente marionetes?

Dicas
1. Faça uma lista de maneiras por meio das quais as pessoas tentam resolver seus problemas à parte de Deus.
2. Leia um dos evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas ou João) e sublinhe passagens que falem da solução de Deus para o problema do pecado.
3. Pondere como e por que Adão e Eva foram enganados. Que truques retóricos a “serpente” aplicou neles? Que apelos “ela” fez nesses truques, e que verdades “ela” distorceu?
4. Plante novas flores num lugar estéril de seu quintal para se lembrar de que Deus deseja nos redimir e recriar.
5. Partilhe seu testemunho de como Deus o(a) tem abençoado, apesar de tudo tentar levar você para baixo.

Shandukani Mudziwa | Cidade do Cabo, África do Sul

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial