sexta-feira, 20 de junho de 2008

A Eficácia de Seu Ministério - 20/06/2008 a 20/06/2008

Sexta, 20 de junho

Opinião
Santuário = plano da salvação

Para realmente obter uma compreensão do ministério sumo-sacerdotal de Cristo, precisamos compreender o contexto do santuário hebraico no qual Arão atuava.

Em Êxodo 25, Deus mostra a Moisés a planta do santuário terrestre. Este devia ser um modelo do santuário celestial, feito especificamente para indicar que Cristo é nosso Sumo Sacerdote. Leia Êxodo 25:8, 9.

O primeiro passo nos serviços do santuário terrestre era o oferecimento de um animal em sacrifício. Poderia ser um dos seguintes animais: um novilho, um bode, um cordeiro ou uma rola. Ao oferecerem o sacrifício, os pecadores reconheciam que enfrentavam a perspectiva da morte, porque haviam quebrado a lei de Deus. Veja 1 João 3 e Romanos 6:23.

O serviço do santuário terrestre ensinava como os pecadores deviam se arrepender de seus pecados e fazer expiação por eles. Para ajudar os pecadores a compreenderem as conseqüências do pecado, estes deviam colocar a mão na cabeça do animal e confessar seus pecados a Deus. Era-lhes, então, requerido que matassem pessoalmente o animal como uma oferta pelo pecado e que colhessem o sangue. Isso enfatizava que a transgressão da lei de Deus não era uma questão trivial, e que a morte era o resultado inevitável. O animal sacrificado (geralmente um cordeiro) era símbolo de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, que morreu a segunda morte por nós, para que pudéssemos viver com Deus eternamente.

Essa era a plena extensão da participação do pecador. Desse ponto em diante, o restante do ritual era conduzido por um sacerdote como mediador entre o pecador e Deus. Isso era símbolo de Jesus, nosso Sumo Sacerdote, nosso mediador entre nós e Deus o Pai. "Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus" (1Tm 2:5, NVI).

Dicas

1. Faça um esboço do santuário terrestre e visualize os rituais que ocorriam lá.
2. Elabore uma lista de atividades realizadas pelo sumo sacerdote, e o significado delas.
3. Visite uma fazenda ou outro local em que haja ovelhas e bodes. Acaricie os animais (se possível), e imagine como você se sentiria tendo que matar um deles em sacrifício.
4. Leia a história da crucifixão de Jesus.
5. Partilhe com um amigo o que significa para você o fato de ter Jesus como seu Sumo Sacerdote.

Pablo Lozada | Palm Bay, EUA

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial