segunda-feira, 20 de junho de 2011

Vestido em Cristo - 20/06/2011 a 25/06/2011

Segunda, 20 de junho

Exposição
Redimido, renovado, restaurado


“Remiu, remiu! Na cruz me remiu meu Jesus...” – Essa canção que ecoava nos corredores da igreja quase todos os sábados, enquanto eu e meus colegas da classe infantil que frequentávamos, cantávamos a plenos pulmões. Mais tarde, no culto de adoração, nos juntávamos aos adultos, cantando. Muitos de nós crescemos cantando sobre a redenção pela justiça de Cristo e muitas canções relacionadas com batismo e ser revestido por Cristo. Mas o que todo esse simbolismo significa? Como se aplica a nós?

Liberto do pecado (Rm 6:1-6; Ef 4:22-24). O batismo em Cristo é uma das formas mais públicas de demonstrar devoção completa a Deus, apesar de o ato do batismo não fazer muita diferença física em nós, além de nos deixar molhados. É o simbolismo do batismo que torna o evento tão transformador. Ao afundarmos na água, simbolicamente morremos para o nosso eu pecaminoso e somos “sepultados” com Cristo. Quando o pastor nos levanta da água, somos “ressuscitados” em vida, em justiça. Deus nos redimiu do pecado. Ele nos libertou das garras da morte.

Em Efésios 4:22-24, Deus nos diz que somos ensinados a nos tornar novas pessoas, pois cada um foi “criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade” (v. 24). Se continuamos vivendo nossos próprios desejos, vamos nos destruir. Somente através da justiça de Cristo podemos ser restaurados à imagem de Deus, conforme Ele nos criou. Essa restauração começa quando somos batizados. “Todos vocês são filhos de Cristo mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram” (Gl 3:26, 27).

Batismo é só o começo (Cl 3:1-12). Revestir-se em Cristo no batismo não garante que automaticamente permaneceremos em Cristo. Somos lembrados em Colossenses 3 de que precisamos diariamente escolher viver como povo de Deus. Embora nossa natureza pecaminosa tente retornar, precisamos escolher nos focalizar em conceitos celestiais e permitir a Deus continuar Seu trabalho de renovar nosso caráter. Há uma tentação específica para cada um de nós. O capítulo 3 de Colossenses é bem específico em nomear traços do mundo que Deus despreza: pecado sexual, perversidade, paixão, cobiça, avareza, raiva, ódio, blasfêmia, mentira. Separe um tempo para considerar como Satanás tenta você. Quais características más e mundanas estão tentando ganhar espaço em sua vida? Durante tempos de tentação e fraqueza, como se revestir de Cristo?

Este mundo não é o nosso lar (2Co 5:1-4). Alguns dias parece que estamos continuamente lutando com Satanás e nossa natureza pecaminosa, principalmente logo após o batismo. Pode ser desencorajador perceber que, embora tenhamos escolhido andar com Deus, algumas vezes é bem difícil nos manter nessa caminhada. Algumas vezes pode até parecer que não fizemos muito progresso desde a primeira vez em que fomos revestidos com Suas vestes de justiça. Mas não somos chamados para mudar por nós mesmos. Esse esforço seria fútil. Ao invés disso, somos ordenados a buscar o Reino de Deus e Sua justiça e todas as demais coisas “serão acrescentadas” (Mt 6:33).

Em 2 Coríntios 5:1-4 somos relembrados de que Deus está nos preparando para a vida eterna, nos dando o Espírito como garantia. Esse mundo não é nosso lar; é uma existência temporária que nos prepara para nosso lar celestial. Cada vitória que alcançamos em Cristo nos leva mais perto à semelhança de Deus, em preparação para viver com Ele eternamente. Nos bons e maus tempos, precisamos nos lembrar da promessa de Filipenses 1:6, que diz “que Aquele que começou a boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus”.

Veja, Ele vem (1Co 15:49-55). Nós, que somos agora mortais, seremos revestidos de incorruptibilidade quando Cristo voltar. Seremos revestidos de imortalidade – a transformação que, até então, era espiritual e moral, então será física. Nós, que somos hoje mortais, seremos revestidos de imortalidade. Somente Cristo pode nos dar essas roupas de glória física. Note o modo passivo no verso 54. Não podemos nos vestir de imortalidade. Somente Cristo pode nos dar tais vestes. Somente Ele pode fazer nossos corpos inteiros e adequados para a vida eterna. E, quando Ele fizer isso por ocasião de Seu retorno, a morte será “destruída pela vitória”.

“Paulo não deseja a morte, a qual ele compara com a nudez, ou não estar vestido. Ao contrário, ele deseja ser completamente revestido ao ser transformado numa existência nova, imortal, a qual ele compara a uma construção de Deus. Esse novo estado expressa a vontade de Deus para Seu povo, e Ele tem dado o Espírito como uma garantia, ou um sinal que nos assegura que tal esperança não é vã” (Handbook of Seventh-day Adventist Theology, p. 352).

Pense nisto


1. Você já escolheu ser revestido em Cristo através do batismo?
2. Você está permitindo a Deus que o(a) restaure conforme Sua imagem?
3. Quais promessas bíblicas o(a) ajudam mais, quando você se depara com a tentação?

Mãos à Bíblia

3. Leia Romanos 13. Que recomendações práticas Paulo apresenta para os cristãos?

No fim do capítulo, temos a frase “revistam-se do Senhor Jesus Cristo” (v. 14). Estar revestido de Cristo significa viver uma vida de fé e obediência. A mesma raiz grega para “revestir” aparece também no verso 12, no contexto de ser revestidos com “as armas da luz”. Cristo é a luz do mundo. Aqueles que andam nEle não andam em trevas. Qualquer que seja o significado de “estar revestido” de Cristo, certamente trata da construção do caráter, conduta, amar como Cristo amou e refletir Sua imagem.

Amy Schrader Meythaler – Mineápolis, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial