quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Uma Nova Ordem - 30/09/09 a 03/10/09

Quarta, 30 de setembro

Evidência

Até Deus tem um plano B


Com base em todos os problemas que os israelitas causaram, sobre os quais lemos em Números, Israel não devia existir hoje. Outras nações mais eruditas e estabelecidas não sobreviveram ao mesmo teste do tempo. Os sumérios, que desenvolveram o sistema cuneiforme de escrita, juntamente com os astecas, maias e fenícios, todos vieram e se foram. O historiador do século 20, Arnold J. Toynbee, concluiu que as sociedades declinam não tanto devido a questões ambientais e econômicas, mas por causa de um colapso moral e religioso. Conquanto muitos historiadores não se unam à conclusão de Toynbee, a Bíblia fala sobre a parte de Deus nos movimentos das nações e civilizações. Amós 9:7, em particular, menciona a guia de Deus para com Israel e para com os etíopes, filisteus e sírios.

A sobrevivência de Israel só pode ser classificada como miraculosa. Fica claro que o gênio por trás da nova ordem deles foi o Deus que era “uma coluna de nuvem durante o dia” e “uma coluna de fogo à noite”. Fica evidente que Ele deseja estar envolvido em nossa vida também (Ap 3:20). Isso está em total contraste com o conceito do Deus que não Se envolve, defendido pelos deístas – o conceito do Deus que “dá corda e deixa as coisas funcionarem por si mesmas”. Após ter dito isso, contudo, devo dizer que Números dá a distinta impressão de que, por causa de sua perene teimosia, Deus constantemente teve que refazer Seus planos originais para Israel. O objetivo era que subsistissem com o maná enviado do Céu, mas ansiaram por carne aqui da Terra (Números 11). O objetivo era que chegassem a Canaã mais cedo, mas por causa de sua rebelião, vaguearam por 40 anos enquanto a velha guarda morria (Nm 14:33). “Temos muito mais a temer de dentro do que de fora. Os obstáculos à força e ao êxito são muito maiores da parte da própria igreja do que do mundo” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 122).

Contudo, vemos a soberania e graça de Deus. Vemos Sua misericórdia a despeito de nossa miséria auto-infligida enquanto Ele contorna nossas confusões para levar-nos do plano A para o plano B – tudo para que ainda possamos ser vencedores em Cristo (Rm 8:37-39; leia todo o capítulo). Somos encorajados a aumentar nossa fé e confiança em Deus, para que a ordem que Ele deseja para nossa vida traga proteção, prosperidade e promoção.

Mãos à Bíblia

7. Dar a Deus nosso primogênito? Não está Ele pedindo muito? Que lição tiramos desse fato sobre o quanto devemos ao Senhor por nossa redenção e libertação? Nesse contexto, por que o orgulho e a autossuficiência são tão pecaminosos? Êx 13:2, 12-15
O Senhor fez uma permuta com os primogênitos de todos os israelitas. Em lugar deles, Ele tomaria os levitas (Nm 3:12, 13). Moisés contou os primogênitos levitas homens a partir de um mês de idade. O total somou 22.273 – isto é, 273 primogênitos israelitas a mais do que levitas.

8. O que os demais israelitas deveriam fazer como resgate? Para quem esse valor devia ser dado? Nm 3:46-51

Clive de Silva

Marcadores: , , ,

1 Comentários:

Às 1 de outubro de 2009 às 04:13 , Blogger Unknown disse...

Olá

Onde é que vc's se reunem em Santa Catarina, pois sou professor da classe de jovens na IASD Progresso Blumenau.
Vc's teria como me mandar algumas musica suas?

Abraço

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial