quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Luta Pelo Poder - 23/09/09 a 26/09/09

Quarta, 23 de setembro

Evidência

Borbulhando acusações


Por que Diótrefes estava tão agitado? Não sabemos exatamente qual era a questão doutrinária, mas será que o fato de que Diótrefes se opunha ao apóstolo do amor não nos diz nada? Os atos de Diótrefes também revelam sua falta de compreensão sobre o corpo de Cristo, a igreja e o ministério e, assim, sobre o meio da graça e até sobre a verdadeira fé.

Diótrefes estava proferindo contra os membros da igreja “palavras maliciosas” (verso 10). A palavra grega traduzida como “proferir” significa “borbulhar”, subentendendo muita espuma e ar quente, e que Diótrefes estava acusando João sem qualquer base na verdade. Além disso, interferia com aqueles que desejavam ajudar os irmãos, e os expulsava da igreja. A falsa natureza do ministério de Diótrefes é que ele vê o cargo público como o de um chefe. A congregação, para ele, não é manifestação visível da santa igreja cristã, mas meramente uma organização – seus subordinados.

De que forma João podia lidar com essa situação? Provérbios 26:4 diz: “Não responda ao insensato com igual insensatez, do contrário você se igualará a ele” (NVI). João não podia se rebaixar ao nível de Diótrefes e acusá-lo, pois isso daria credibilidade ao mexerico de Diótrefes. Contudo, Provérbios 26:5 diz: “Responda ao insensato como a sua insensatez merece, do contrário ele pensará que é mesmo um sábio” (NVI). João não podia deixar Diótrefes continuar livremente em sua rebelião, porque isso destruiria a igreja nascente. Responder ou não responder? Essa era a questão!

João declarou: “Se eu for, chamarei a atenção dele para o que está fazendo.” João não iria lutar com Diótrefes pela supremacia. Em vez disso, iria apresentar os atos de Diótrefes e deixá-los falar por si mesmos. Toda vez que surgem falsas acusações e falsos mestres, a melhor defesa contra eles é a verdade.

Às vezes, podemos com segurança escolher não responder. Contudo, muitas vezes teremos que nos levantar e enfrentar a oposição. Porém, mesmo nesse caso, não precisamos descer ao nível de contra-acusações e ataques pessoais, e não temos de dar credibilidade à especulação viciosa (ou alimentá-la) tentando explicar situações. Quando confrontados com uma luta pelo poder, sempre devemos permanecer em alto nível, não importa quão grande a tentação de descer o nível.

Mãos à Bíblia

7. Que conselho deu João a Gaio e aos outros membros da igreja? 3Jo 11. Que advertência temos sobre um líder da igreja que age contrariamente aos princípios de Cristo?

8. O que sabemos sobre Demétrio? 3Jo 12

Demétrio foi um cristão gentio. Ele sustentou o apóstolo João e pode ter sido um de seus associados e um dos missionários itinerantes. Talvez o princípio mais importante que podemos tirar desse verso sobre Demétrio seja o poder da influência. Leia novamente o verso. Quem podia testemunhar sobre a “fidelidade” de Demétrio? Esse testemunho vinha de muitas direções. A lição é que, se vivermos de maneira cristã, se formos fiéis, os outros saberão. A pergunta é: Que tipo de testemunho estamos dando?

Geoffrey Marshall | Kingston, Jamaica

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial