quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A carta de João à senhora eleita - 17/09/09 a 19/09/09

Quinta, 17 de setembro

Aplicação

Estrangeiros e amigos


Ainda não sou pai, mas planejo ser no futuro. No último outono, me casei com uma mulher maravilhosa, e começamos a discutir a possibilidade de termos filhos. Ao conversarmos sobre isso, sempre surge uma importante pergunta: Depois de termos filhos, onde devemos morar? Queremos criá-los num ambiente em que possam ter o tipo de amigos que não irão desviá-los de Deus.

O Senhor deseja que vivamos num ambiente em que possamos crescer como cristãos, em vez de nos afastarmos dEle. Então, como avaliamos as pessoas ao nosso redor? Como sabemos se a pessoa com quem estamos falando, ou com quem sentamos, vai exercer influência positiva ou negativa? A seguir estão algumas ideias possíveis.

Queremos ser parecidos com quem? Devemos desejar ser parecidos com Jesus. Quanto mais estudamos a Bíblia e meditamos em seus princípios, mais nos tornamos como Ele. Cristo deseja nos ajudar a escolher os amigos certos, e prometeu não nos colocar numa situação com a qual não sejamos capazes de lidar. Se confiamos nEle, nos esforçaremos para ser como Ele é.

Com quem passamos tempo, e por quê? Passamos nosso tempo em frente à TV ou surfando no YouTube? Há algum momento em que devemos comer com os “gentios”? Precisamos sair ao mundo e ensinar aos outros sobre Jesus, mas ao mesmo tempo precisamos ter cautela quanto a estarmos nos tornando mais semelhantes às pessoas que estamos tentando ajudar, em vez de nos tornarmos como Jesus.

Quem influencia nosso coração? Passando tempo em oração e lendo a Bíblia, estamos permitindo que Jesus influencie nosso coração.

Desejamos acolher anjos? Embora Jesus nos aconselhe para que sejamos cautelosos quanto a nossos amigos, precisamos ser abertos a Sua vontade. Devemos estar dispostos a ajudar as pessoas a amar umas às outras. Anjos cruzarão nosso caminho, e devemos ajudá-los. Ao mesmo tempo, devemos ser fortes em nosso relacionamento com Jesus. Ore, e Ele estará com você.

Mãos à Bíblia

8. Que vantagens existem em falar pessoalmente, em vez de por uma epístola escrita? Que sugestão você encontra na expressão “para que a nossa alegria seja completa”? Veja também At 2:42-47.

João poderia ter comunicado sua mensagem oralmente, mas também existem vantagens para uma forma escrita de comunicação: (1) as epístolas dos apóstolos eram consideradas de especial importância e autoridade e eram levadas a sério; (2) a epístola pode ter alcançado o público antes que fosse possível uma visita pessoal; (3) a mensagem foi preservada para outras igrejas e gerações posteriores (v. 13); (4) uma epístola pode ser esboçada muito cuidadosamente e, frequentemente, pode ser mais precisa que uma apresentação oral.

Jeff Jackson | Bishop, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial