quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Importantes temas em 1 João - 09/09/09 a 12/09/09

Quarta, 9 de setembro

Evidência

Apegando-nos a Cristo


Os estudiosos da Bíblia concordam que 1 João foi escrito em algum ponto entre os anos 80 e 90 a.D. e possivelmente a um grupo na área de Éfeso. Embora não tenha um grupo específico de pessoas mencionadas como ouvintes, é evidente que o autor estava escrevendo a cristãos. Além disso, a carta tem um tom pastoral, amorosamente escrita para pessoas que o autor conhecia e com quem se importava.

Na ocasião em que essa carta teria sido escrita, o cristianismo estava se aproximando de sua terceira e quarta gerações de crentes. Estavam-se convertendo muitos que nunca haviam pessoalmente ouvido Cristo falar. Talvez os que pertenciam à primeira geração de cristãos estivessem perdendo um pouco de seu zelo para seguir o que criam e para falar a outros sobre Cristo.

À medida que esse grupo de crentes tinha começado a se deixar levar e a se conformar, falsos mestres de dentro do grupo (1Jo 2:19) começaram a ensinar ideias que divergiam do cristianismo puro. Conseguiam influência afirmando ser profetas (1Jo 4:1). Muito do que ensinavam era chamado de gnosticismo.

Os conceitos principais do gnosticismo são que somente o espírito é bom, enquanto a matéria é má. Os ensinadores dessa ideia subsequentemente vieram a odiar o mundo porque este é material. Foram ainda além, odiando também o corpo, porque também é matéria. Isso levou alguns dos falsos ensinadores a dizer que Jesus não tinha verdadeiramente um corpo físico enquanto esteve na Terra. Além disso, se Ele não teve um corpo físico, não sofreu dor na crucifixão. Ambas essas ideias subsequentemente iriam abolir a encarnação de Cristo.

Quão diferentes são essas crenças de algumas que ouvimos circulando por aí hoje? Iremos nos conformar a elas? Ou teremos discernimento e nos apegaremos ao Cristo que seguimos?

Mãos à Bíblia

João vê claramente que a teologia condiciona a ética e que uma teologia errônea pode levar a atos errados. Por exemplo, uma compreensão errada da lei e da graça tem levado milhões a pisotear o sábado de Deus.

5. Recapitule os textos seguintes e resuma o que eles nos ensinam sobre o comportamento ético. 1Jo 2:1; 3:4, 15, 17, 18; 5:2, 3. Se puder, leia também 1Jo 1:7; 3:7; 4:7.

João, com apelos diretos e indiretos, enfatiza o comportamento ético. Ele pede que os cristãos não mintam, não pequem, não odeiem seus irmãos ou irmãs. Que não amem o mundo, com suas atrações e orgulho, e não pratiquem iniquidade. Ao contrário, ele diz que devemos ser obedientes, fazer o que é certo e amar uns aos outros de maneira tangível. Conhecer a Deus e amá-Lo é algo que muda nossa vida.

Deena Bartel-Wagner | Spencerport, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial