quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Confiança - 03/09/2009 a 05/09/2009

Quinta, 3 de setembro

Justificar
Aplicação
A ampla certeza

Primeira João 5:14 e 15 fala sobre a confiança que podemos ter ao nos aproximarmos de Deus. Assim é apresentado o assunto da oração. Como devemos orar?

“Se pedirmos alguma coisa” (verso 14, NVI). O pronome indefinido “alguma coisa” se refere a qualquer desejo ou necessidade que possamos ter. Não há limitação. “Alguma coisa” subentende a confiança sobre a qual João acabou de mencionar (verso 14). Embora o Senhor conheça todas as nossas necessidades antes que as expressemos, Ele deseja que as tornemos conhecidas a Ele em nossas próprias palavras. “De acordo com a vontade de Deus” (verso 14, NVI). A certeza que temos é muito ampla, qualificada apenas pela frase “de acordo com a vontade de Deus”. Nossos pedidos precisam estar em harmonia com Sua vontade para nós.

Quando oramos de acordo com a vontade de Deus, Sua verdade pode começar sua obra em nosso coração. Cristo é nossa verdade. Ele deve ser o poder em nossa vida e em nosso caráter. Se O recebermos e O conservarmos em nosso coração, Ele transformará todo o nosso ser.

Quando orarmos de acordo com a vontade de Deus, dependeremos dEle e não nos envergonharemos dessa dependência. Nosso onisciente, benevolente Senhor sabe o que é para nosso bem, e coloca Sua graça e poder em favor de nossa felicidade e salvação. Não desejamos ser salvos mais ardentemente do que Ele deseja salvar-nos. Sua vontade está voltada para nossa redenção muito mais firmemente que a nossa.

Portanto, podemos estar seguros de que, se fizermos qualquer petição relacionada a nossa salvação, Deus estará mais do que pronto a ouvir-nos. Ele estará esperando para realizar esse pedido. Podemos estar seguros de que toda oração sincera é ouvida no Céu, e será respondida da melhor maneira para nós. Essa certeza se aplica tanto aos pequenos quanto aos grandes assuntos da vida diária. Aquele que conta os cabelos de nossa cabeça não é indiferente aos pequenos detalhes da vida daqueles por quem morreu (Mt 10:26-31).

Mãos à Bíblia

7. De acordo com 1 João 5:20, a quem João se refere quando diz que “estamos no verdadeiro”?

1 João 5:20 inclui a palavra “verdadeiro” três vezes. A primeira se refere claramente a Deus o Pai. A segunda menção pode se referir a Jesus: “Estamos no verdadeiro, em Seu Filho, Jesus Cristo.” A última parte dessa cláusula parece explicar a primeira: o Filho de Deus é aquele que é verdadeiro. A palavra “verdadeiro” é achada em 1 João 2:8, descrevendo Jesus (veja também Ap 3:7, 14). A última referência que menciona essa palavra ocorre na sentença: “Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” Essa sentença pode se referir a Deus o Pai, a Jesus, ou a ambos. Em todo caso, tem perfeito sentido aplicá-la a Jesus.

8. Que princípio está contido na advertência de 1 João 5:21?

Talvez João considerasse as falsas ideias sobre Cristo como idolatria, e, assim, a idolatria está associada aos ensinos dos anticristos sobre Deus e Jesus.

Festus Muthungu Nthenge | Nairóbi, Quênia

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial