segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Confiança - 31/08/2009 a 05/09/2009

Segunda, 31 de agosto

Evidência
Continue crendo

A maioria do sucesso, tanto nos negócios quanto na vida, é construída sobre a autoconfiança. A realização dos sonhos de alguém se baseia no otimismo e na perseverança. Parece que todo o aspecto da vida humana está enraizado no conceito ou espírito de “posso fazer isso” ou “não posso fazer isso”. Neste mundo, tudo é feito com determinação; mas, com relação a Deus, tudo tem que ver com a confiança.

A palavra “confiança”, no grego, no texto chave desta semana (1Jo 5:14), é parresia, que significa “franqueza no falar e ousadia”,1 ou, melhor ainda, “liberdade de expressão”. Embora o Senhor conheça todas as nossas necessidades antes que as expressemos, Ele deseja que Seus filhos tornem essas necessidades conhecidas a Ele em suas próprias palavras; contudo, não de acordo com nossa vontade, mas com a vontade dEle.

Em 1 Coríntios 9:27, Paulo ilustra como deve ser nossa luta constante contra o pecado. Ele se refere ao antigo boxe dos gregos para demonstrar a natureza feroz de nosso conflito com o pecado. As luvas usadas eram feitas de uma faixa de couro de boi reforçada com soqueiras de bronze. Todo cristão deve ser disciplinado e exercitar a negação própria a fim de obter a vitória sobre todas as paixões deste mundo. “As incitações e desejos dos apetites e paixões naturais precisam ser destruídos.”2 Isso expressa a severidade da luta e a necessidade de orar de acordo com a vontade de Deus.

Sim, a batalha contra o pecado não é ganha facilmente, contudo “os que confiam em Deus, o Senhor, são protegidos pelo Seu amor” (Sl 32:10). Se desejamos ser vencedores, então precisamos entregar tudo a Jesus, crendo nEle. Crer no Filho é um assunto diário. Estar uma vez na graça não é suficiente; precisamos permanecer na graça se desejamos entrar no reino de Deus. João 3:36 diz: “Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele” (NVI). A frase “quem rejeita” é tradução da palavra grega apeitheo, que significa ser desobediente – a condição rebelde da mente. Na verdade, a condição da mente determina o curso da vida.

1. Tony Siew, Revelation Is Real (London: T & T Clark).
2.
The SDA Bible Commentary, v. 6, p. 737.

Mãos à Bíblia

2. Que certeza podemos ter, se cremos no Filho de Deus? 1Jo 5:13

3. Como podemos evitar que essa certeza se torne em presunção? Veja Mt 10:22; 1Co 9:27; Ap 3:11.

A Bíblia ensina que existe a certeza de salvação, mas essa certeza pode se perder mediante nossas escolhas. Precisamos apegar-nos à coroa da vida, entregando-nos diariamente ao Senhor, em obediência, arrependimento e fé. Devemos, sempre, vigiar e orar, pois Satanás está buscando alguém para devorar (1Pe 5:8).

Felicia Serwaa Buabeng | Kumasi, Gana

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial