domingo, 23 de agosto de 2009

Crendo no Filho de Deus - 23/08/2009 a 29/08/2009

CRENDO NO FILHO DE DEUS


“Quem pode vencer o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus” (1Jo 5:5).

Prévia da semana: Podemos viver como cristãos vitoriosos e ter a esperança da vida eterna, porque Jesus viveu e morreu para pagar o preço dos nossos pecados.

Leitura adicional: O Desejado de Todas as Nações, p. 342-348

Domingo, 23 de agosto

Introdução
As estradas da crença

Em Príncipe Caspian, o segundo livro das Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis, os irmãos Pevensie são chamados de volta a Nárnia, uma terra “mágica” na qual haviam ido parar por acidente 1.300 anos narnianos antes. No primeiro livro, os irmãos haviam sido parte do grande conflito no qual um leão chamado Aslan, representando Cristo, é morto pelo inimigo. Es a morte possibilita a redenção de Nárnia e do traidor Edmundo, um dos irmãos Pervensie. Depois eles são convocados para salvar Nárnia dos Telmarinos, uma força controladora inimiga que quase obliterou o reinado de Aslan e a maneira como Nárnia foi planejada para ser.

Após seu retorno a Nárnia, Lúcia, conhecida por sua fé firme e infantil, é a primeira a ver Aslan e falar com ele. Ela sabe que ele virá até eles assim como fez no passado. O irmão mais velho de Lúcia, Pedro, não duvida da existência de Aslan, mas acha difícil acreditar que Aslan vai voltar e ajudá-los a salvar Nárnia. Isso tem um tremendo impacto sobre sua liderança. Se Aslan não aparecer quando chamado, ele vai assumir a liderança e conduzir as tropas sozinho.

O príncipe Caspian, herdeiro legítimo ao trono dos Telmarinos, foi secretamente ensinado sobre Nárnia e Aslan. Contudo, seu tio e usurpador do trono tenta esconder a verdade sobre Nárnia, afirmando que ela é só faz-de-conta. Contudo, Caspian ama as histórias sobre Nárnia e acredita que elas são verdadeiras. Portanto, ele está pronto a lutar até a morte pela redenção de Nárnia.

Trumkin é um duende narniano capturado pelos Telmarinos. Quando os irmãos Pevensie o salvam da morte certa, Trumpkin alista a ajuda deles para restaurar Caspian ao trono e Nárnia ao seu estado original. Embora ele devesse crer na capacidade do leão Aslan para restaurar Nárnia, simplesmente não crê – até próximo ao fim da história, quando encontra Aslan por si mesmo.

O que cada um desses personagens acredita sobre Aslan é revelado em suas atitudes e ações. Suas pressuposições determinam como eles se relacionam com o próprio Aslan e interagem com ele. O mesmo ocorre conosco. Ouvimos falar de Jesus Cristo, e temos ideias sobre quem Ele é. Essas ideias definem como nos relacionamos com Ele e como vivemos. Nesta semana, olharemos para o que a Bíblia ensina sobre crença em Cristo e como essa crença transforma nossa vida.

Mãos à Bíblia

João desejava que seu público cresse em Jesus como o Cristo. Ele disse que os nascidos de Deus amam a Deus, amam uns aos outros e guardam os mandamentos. Os que creem que Jesus é o Filho de Deus vencem o mundo (1Jo 5:1-5). Ao longo da história, alguns entenderam que a batalha que os cristãos precisam travar para vencer o mundo seria algum tipo de conflito militar literal. Mas isso está errado. A batalha dos cristãos é espiritual.

1. Nos textos seguintes, João fala sobre vitória e superação. O que podemos aprender sobre as promessas contidas nestes textos? Jo 16:33; 1Jo 4:4; Ap 2:7, 11; 3:5, 21; Ap 12:11

Cecília Luck | Chattanooga, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial