quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Amando irmãos e irmãs - 20/08/2009 a 22/08/2009

Quinta, 20 de agosto

Aplicação

Amor semelhante ao de Cristo


Todos os cristãos, através da fé e do batismo, entram na nova aliança estabelecida por Jesus Cristo através de Seu sacrifício na cruz. Que amor! Ao entrarmos nessa relação de aliança, assumimos um compromisso em relação a nosso próximo e concordamos em nos apoiar mutuamente. É com profunda alegria e gratidão, compreendendo a irresistível bondade de Deus em nos dar essa oportunidade, que entramos na vida das pessoas a quem Deus chamou para estarem juntas.

A fim de respondermos ao que Deus está fazendo entre nós, a fim de sermos o povo que Ele nos está chamando a ser, damos a Ele toda a nossa vida – passada, presente e futura. Seguiremos Seu Filho, Jesus, e viveremos cada vez mais no Espírito, para partilhar de um só coração, mente e propósito com nossos irmãos e irmãs em Cristo. Com essa fé e abundante alegria no coração, confiando em Seu poder e graça para suster-nos, entramos na aliança de amor com Deus como irmãos e irmãs em Cristo.

As implicações práticas subsequentes podem nos ajudar a melhor compreender isto:

O genuíno amor pelo próximo é o mesmo amor que temos para com Deus. É uma escolha proposital, intencional e ativa, não meramente sentimental e emocional. E ela é medida, Jesus disse, pelo amor que temos a nós mesmos (Mt 22:39).

Ame aos outros como você ama a si mesmo. Quando uma pessoa está com fome, ela se alimenta. Quando está com sede, bebe algo. E quando alguém está doente, toma remédios ou vai ao médico. Cada um de nós se preocupa em cuidar de si mesmo. Não ficamos simplesmente falando em comida, água ou remédio. Fazemos tudo o que for necessário para prover essas coisas para nós mesmos. Da mesma forma, não diga simplesmente a alguém que está com frio ou fome: “Vá em paz! Aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se” (Tg 2:16, NVI), sem fazer algo para atender às necessidades daquela pessoa.

Mãos à Bíblia

As duas passagens que estudamos nesta semana terminam com uma referência aos mandamentos.

7. O que as duas passagens ensinam sobre os mandamentos, além de que devem ser guardados? 1Jo 3:22, 23, 24; 1Jo 4:21; 1Jo 5:2, 3

João diz que guardar os mandamentos de Deus e fazer o que Lhe agrada (1Jo 3:22) dá confiança aos cristãos de que Deus ouve suas orações. A ordem de Deus é que devemos crer em Jesus e amar uns aos outros. Guardar os mandamentos permite uma permanência mútua – nós em Deus e Ele em nós. Amar a Deus inclui a guarda dos mandamentos e, realmente, eles podem ser guardados porque não são penosos.

Benji Stephen | Pune, Índia

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial