segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Amando irmãos e irmãs - 17/08/2009 a 22/08/2009

Segunda, 17 de agosto

Evidência
As dimensões do amor


As leis de Deus refletem Seu caráter. Jesus veio a este mundo para revelar a vontade e o caráter do Pai. Com isso em mente, Ele tentou ensinar às pessoas que muitas delas compreendiam mal o princípio do amor que governa a lei. Leia João 14:9 e Mateus 5:17.

A lei é o reflexo do caráter de Deus, e a essência de Seu caráter é o amor (1Jo 4:8). Portanto a lei, acima de tudo, reflete o amor de Deus. Por sua vez, a lei de Deus é refletida na vida de Seus filhos através de atos de amor. Os líderes religiosos da época de Jesus haviam esquecido e corrompido esse relacionamento intrínseco entre a lei de Deus e Seu amor. Eles criam que a lei era destituída de amor, e achavam que a lei era mais importante que o amor. Isso é contrário ao propósito de Deus para a lei, que é revelar Seu amor. Jesus levou esse conceito um passo adiante quando disse: “Se vocês Me amam, obedecerão aos Meus mandamentos” (Jo 14:15, NVI). A verdadeira obediência à lei é resultado de nosso amor por Deus.

A primeira epístola de João revela as dimensões do amor cristão, elaborando assim sobre o que Jesus havia resumido quando discutiu a lei com os escribas e fariseus (1Jo 3; 4). O amor de Deus tem uma dimensão vertical. O amor que Ele tem pelos seres humanos foi provado por Jesus na cruz (1Jo 3:1, 16). Porque fomos feitos à imagem de Deus, há uma parte de cada um de nós que deseja ter essa imagem restaurada em nós. Esse desejo faz com que nos empenhemos na dimensão vertical do amor de Deus.

Contudo, o amor de Deus também tem uma dimensão horizontal – o amor, nos filhos de Deus, por seus “irmãos” e “irmãs” (1Jo 4:21). Podemos experimentar esse amor só na medida em que Deus habita em nosso coração (1Jo 4:11). Nosso amor por nossos “irmãos” e “irmãs” precisa ser carregado de atos: “Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade” (1Jo 3:18, NVI). Ele até requer que estejamos prontos a fazer o supremo sacrifício, assim como Jesus exemplificou em Sua vida e morte.

Mãos à Bíblia

2. Embora João fale muito sobre amor nestes versos, como ele define e explica o amor? 1Jo 3:12-16; 1Jo 4:7-10, 16

João não parecia decidido a dar uma definição de amor. Ao contrário, ele começou usando o exemplo de Caim como demonstração do que não é o amor.

3. Como esse exemplo nos ajuda a compreender o que João queria dizer?

O exemplo negativo é seguido por outro positivo. Jesus depôs Sua vida por nós. Esse é o significado mais profundo de amor. Amor significa fazer tudo o que for necessário para ajudar os outros, mesmo que requeira abnegação. Que contraste para o que Caim fez a seu irmão!

Lamm B. Fanwar | Pune, Índia

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial