Amando irmãos e irmãs - 16/08/2009 a 22/08/2009
“O mandamento que Cristo nos deu é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão” (1Jo 4:21).
Prévia da semana: O plano de salvação demonstra o amor de Deus pelos pecadores. Temos a responsabilidade de mostrar esse amor aos outros.
Domingo, 16 de agosto
Introdução
Permanecendo junto à Rocha
Filipe e sua irmãzinha Tamar estavam no vale colhendo flores, correndo atrás de borboletas, e comendo algumas frutas. De repente, o céu escureceu. Filipe pediu a Tamar que recolhesse todas as suas coisas para que pudessem ir embora o mais rapidamente possível.
Começaram a andar depressa, e às vezes até a correr. Logo chegaram ao túnel que tinham de atravessar, pelo qual passava um trem. Filipe se ajoelhou e colocou o ouvido nos trilhos para sentir se havia vibrações de algum trem que se aproximava. Não havia nenhuma, por isso ele pegou a mão de Tamar e começou a correr pelo túnel. Após alguns passos, ele chegou de novo o ouvido aos trilhos. Estava ficando escuro, e o túnel não possuía luzes. Filipe não se incomodava de passar pelo escuro, mas a pequena Tamar estava com medo. Contudo, confiava no irmão. Logo chegaram ao meio do túnel. Uma vez mais Filipe se ajoelhou para ouvir se vinha algum trem; e quando ele apertou a mão de Tamar, ela sabia que eles estavam em perigo. Eles não sabiam de que direção viria o trem. Filipe não tinha o que fazer. Ele sabia muito bem que só havia espaço suficiente para o trem passar através do túnel, e mais nada.
Ele colocou Tamar perto de uma rocha ao lado dos trilhos do trem. Logo, o som do trem ficou mais alto. Filipe começou a gritar com toda a força: “Minha irmã, fique junto à rocha.” Fique junto à rocha! Depois de o trem haver passado, Filipe foi correndo até a irmã. Ela pulou em seus braços abertos e gritou: “Eu amo você! Você me colocou junto à rocha para salvar minha vida.”
Precisamos permanecer junto a Jesus, nossa Rocha dos Séculos, ao aprender sobre Seu amor por nós e nosso amor pelo próximo na lição desta semana.
Mãos à Bíblia
A passagem que estudamos na semana passada termina com a declaração de que se pode conhecer os filhos de Deus quando eles fazem o que é certo e demonstram amor a seus irmãos e irmãs no Senhor (1Jo 3:10). Esse verso constrói uma ponte para a discussão sobre o amor, presente no restante da epístola.
1. Que semelhanças você encontra entre 1Jo 3:11-24 e 1Jo 4:7–5:4?
As duas passagens são muito semelhantes. As duas contêm repetidamente a frase “amemo-nos uns aos outros” (1Jo 3:11, 23; 4:7, 11, 12). As duas enfatizam que o objeto do amor são principalmente os outros crentes, e as duas nos advertem contra o ódio aos irmãos e irmãs. As duas passagens também enfatizam o amor de Deus por nós.
Stenoy Stephenson | Pune, Índia
Marcadores: 16 de agosto, Amando irmãos e irmãs, Domingo, lição escola sabatina
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial