terça-feira, 8 de setembro de 2009

Importantes temas em 1 João - 08/09/09 a 12/09/09

Terça, 8 de setembro

Testemunho

Quão cuidadoso é o Senhor


Como é declarado na parte da Exposição, dois dos grandes temas de 1 João são: seguir os mandamentos de Deus, e o poder de Deus para perdoar por causa do Advogado que temos em Cristo Jesus. A seguir estão duas citações de Ellen White quanto a esses temas.

1 João 2:3-6: “A verdadeira religião é a imitação de Cristo. Aqueles que seguem a Cristo negam o eu, tomam a cruz, e andam em Suas pegadas. Seguir a Cristo significa obedecer a todos os Seus mandamentos. Não se pode dizer de nenhum soldado que ele segue seu comandante a menos que obedeça ordens. Cristo é nosso modelo. Copiar Jesus, cheio de amor, ternura e compaixão, exigirá que nos aproximemos dEle diariamente” (Ellen G. White, The SDA Bible Commentary, v. 7, p. 949).

1 João 2:1-12: “Quão cuidadoso é o Senhor Jesus para que não haja ocasião em que alguém se desespere! Como Ele cerca a pessoa contra os ferozes ataques de Satanás! Se através de muitas tentações somos surpreendidos ou enganados e pecamos, Ele não volta as costas para nós, nos deixando a perecer. Não, não! Esse não é nosso Salvador. Cristo orou por nós. Ele foi tentado em todos os pontos como nós; e, tendo sido tentado, sabe como socorrer os que são tentados.

“Nosso crucificado Senhor está suplicando por nós na presença do Pai junto ao trono da graça. Podemos pleitear Seu sacrifício expiatório para nosso perdão, nossa justificação e nossa santificação. O Cordeiro morto é nossa única esperança. Nossa fé olha para Ele, apreende-O como Aquele que pode salvar perfeitamente, e a fragrância da oferta todo-suficiente é aceita pelo Pai. A Cristo é dado todo o poder no Céu e na Terra, e todas as coisas são possíveis àquele que crê. A glória de Cristo está envolvida em nosso sucesso. Ele tem um interesse comum em toda a humanidade. Ele é o Salvador que simpatiza conosco. ...

“Ele está fazendo intercessão pelos mais humildes, os mais oprimidos e sofredores, pelos mais provados e tentados. Com as mãos levantadas, Ele pleiteia: ‘Nas palmas das Minhas mãos te gravei.’ Deus ama ouvir as súplicas de Seu Filho, e responde a elas” (Ibid., p. 948).

Mãos à Bíblia

4. De acordo com os textos seguintes, como nos foi dada a salvação? 1Jo 1:9; 1Jo 2:2; 1Jo 4:9, 10

O meio de nossa salvação é o sangue de Cristo (1Jo 1:7; 5:6, 8), isto é, Seu sacrifício expiatório (1Jo 2:2; 4:10). A cruz não é mencionada diretamente em 1 João. Porém, o sangue e o sacrifício expiatório apontam para a cruz. Não é o exemplo de Jesus que nos salva, por mais importante que seja. É Sua morte. E, ainda, Seu exemplo nos convida a caminhar como Ele o fez (1Jo 2:6).

Alice Timmer | Países Baixos

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial