quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A carta de João à senhora eleita - 16/09/09 a 19/09/09

Quarta, 16 de setembro

Testemunho

Aparência da Verdade


“Pastor Jones, fico muito penalizada com suas declarações incautas. O senhor fala apressadamente. Não está santificado pela verdade com a qual lida. Seu espírito precisa ser refinado. Então palavras cristãs sairão de um coração imbuído pelo Espírito Santo. O senhor é demasiado autoconfiante, demasiado seguro de que tudo o que diz possui um poder que obterá o assentimento daqueles que ouvirem.

“A menos que o senhor se converta, suas declarações descuidadas destruirão a força dos mais poderosos sermões que o senhor possa pregar, pois elas revelam que o senhor não está falando sob a influência do Espírito Santo, mas que ‘outro espírito’ tomou posse do senhor. Tudo em suas palavras e atos que é rude e áspero, tudo o que cheira a uma imprudente autoconfiança, causa grande dano à força da verdade que o senhor proclama. A menos que o senhor mude, suas palavras descuidadas tornarão infrutíferas as mais preciosas verdades.

“Fale com cautela. Quando suas palavras trouxerem o Espírito Santo, quando o senhor se colocar onde deveria estar como um homem que está proclamando as sagradas verdades da Palavra de Deus, seus insuspeitados pontos fracos de caráter não serão desenvolvidos, como se fossem algo digno de imitação. Se o senhor se mantiver humilde diante de Deus, o eu não aparecerá. Será inequivocamente visto que Cristo está habitando no coração, santificando a vida. Mostre por sua profissão cuidadosa e santa da religião que o senhor está recebendo no coração a água da vida, para concedê-la a outros em doces correntes vivas. A religião do Calvário, o evangelho, é um argumento triunfante do poder transformador da graça de Cristo. A menos que seu espírito seja decididamente mudado, sua conduta depreciará grandemente sua influência. Deus não deseja que as maneiras e as palavras de A. T. Jones sejam entretecidas em seus discursos. O senhor precisa vir aos pés de Jesus. ‘Aprendei de Mim’, diz o Mestre divino, ‘porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve.’ (...)

“A maneira ríspida com que o senhor às vezes se dirige a outros fala ao seu respeito. O senhor precisa ser comovido pelo Espírito de Deus. O senhor precisa entesourar a amabilidade de Cristo” (Ellen G. White, Carta 215, 1902, p. 1-4; para A. T. Jones, 7 de maio de 1902).

Mãos à Bíblia

7. Como esse comportamento se ajusta com a recomendação de João de não receber em casa certas pessoas e nem lhes dar boas-vindas? 2Jo 10, 11? Veja também Mt 10:14, 15; 18:15-17.

Se a hospitalidade pode levar a apoiar direta ou indiretamente falsas doutrinas, deve ser abandonada. No primeiro século d.C., mestres iam de igreja em igreja, pregando em vários lugares e se hospedando com os membros, os quais deveriam lhes fornecer alimento e alojamento. Se esses mestres propagavam doutrinas falsas, a hospitalidade era entendida como um apoio à sua posição e ajudavam realmente seu trabalho. Mas a igreja não deve encorajar um mestre que prega heresia.

Jason Will | Berkeley, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial