sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Importantes temas em 1 João - 11/09/09 a 12/09/09

Sexta, 11 de setembro

Opinião

Amor, verdade e conhecimento


“Eu gosto do seu Cristo, não gosto dos seus cristãos. Seus cristãos são tão diferentes do seu Cristo!” Essas palavras de Mahatma Gandhi ecoam a opinião de tantas pessoas que já foram feridas ou pela igreja como instituição, ou por membros da igreja, ou por ambos. Os sentimentos de Gandhi falam à enorme falha dos cristãos (os seguidores de Cristo) em representar acuradamente Seu caráter, graça e postura de aceitação. A primeira epístola de João é um lembrete desafiador de que a aceitação da verdade sempre leva à aceitação das pessoas. “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1Jo 4:8, NVI). De acordo com João, a afirmação de que se conhece a Deus é inseparável da demonstração do amor de Deus. O Senhor nos chama a algo mais do que uma reestruturação cognitiva de crenças. Convida-nos a participar demonstrando amor ativo, social, misericordioso para com aqueles que estão ao nosso redor. Afinal de contas, o amor está na própria essência do ser de Deus.

Como adventista, orgulho-me de conhecer “a verdade”. Mas, para ser honesta, não tenho tanto orgulho da maneira como às vezes minha igreja tem tratado as pessoas ao longo dos anos. Somos muito bons para reivindicar um conhecimento especial de Deus, mas não tão bons em amar nosso próximo incondicionalmente. De acordo com 1 João, esse comportamento é uma contradição. A verdade não é tanto uma “coisa” abstrata a ser reconhecida, mas um conjunto de valores a ser vivido. E, o mais importante: a verdade é uma Pessoa – uma pessoa viva, que respira, é ativa. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14:6). A afirmação de possuir a verdade absoluta (por mais válida e racional que seja essa afirmação) é anulada se somos frios, julgadores e sem misericórdia para com os que não pertencem ao círculo adventista. Oro e anseio pelo dia em que seremos conhecidos não só por nossa “verdade”, mas por nosso amor.

Mãos à obra

1. Mencione as maneiras pelas quais Deus fala a você, e procure novos meios pelos quais possa ouvi-Lo, ser instruído e receber orientação para sua vida diária.
2. Verifique na biblioteca local livros ou DVDs que possam lhe ensinar algo sobre a natureza. Tente ver a personalidade de Deus que pode ser encontrada na maneira como Ele criou aquilo sobre o que você está aprendendo.
3. Tente encontrar uma nova maneira de olhar para as pessoas ao seu redor. Quer sejam seus familiares, colegas de classe, ou a pessoa que está na sua frente na fila do supermercado. Peça a Deus que ajude você a ver nessa pessoa uma parte ou característica de Deus que possa ajudar você não só a amar essa pessoa, mas a amar e compreender melhor a Deus.
4. Compreenda que, embora você não tenha vivido fisicamente com Jesus como João o fez, como cristão você tem conhecimento e experiência que outros não têm. Encontre maneiras de partilhar suas experiências pessoais com alguém que conheça pouco ou quase nada sobre Jesus.

Kris Bryant | Oklahoma, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial