domingo, 13 de setembro de 2009

A carta de João à senhora eleita - 13/09/09 a 19/09/09

A CARTA DE JOÃO A SENHORA ELEITA


“Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho” (2Jo 9, NVI). Prévia da semana: João lembra seus leitores que o amor se expressa pela guarda dos mandamentos. Quando enfrentamos o erro, devemos nos distanciar dele a fim de não enganar os outros.

Leitura adicional: O Desejado de Todas as Nações, capítulo 50, p. 455-462; O Maior Discurso de Cristo, p. 145-147

Domingo, 13 de setembro

Introdução
Desconhecida senhora eleita


Meu pai foi piloto missionário numa pequena escola em Chiapas, México. Um dia, uma mulher que trabalhava na escola ficou muito doente. Então, meu pai a levou de avião com o marido para um grande hospital. Normalmente, meu pai teria aterrissado o avião e levado o casal para o hospital. Mas já era tarde quando ela caiu doente, e o tempo estava ficando muito ruim. Por isso, era o marido dela que a teria de conduzir ao hospital e orar para que eles não tivessem que aguardar na sala de espera. Algumas pessoas ficavam aguardando durante dias; mas ela não poderia aguardar.

Quando eles estavam desembarcando do avião, uma senhora num carro vermelho os levou até o hospital. Por causa da urgência da situação, meu pai não fez nenhuma pergunta à senhora. Simplesmente ajudou o casal a entrar no carro. A senhora no carro vermelho os levou ao hospital, deixou-os lá e desapareceu. Após preencher a ficha na recepção, o casal viu um homem andar pela sala de espera e colocar um jaleco de médico. Disse, então, à enfermeira que queria ver a mulher doente imediatamente. Ela ficou no consultório com o médico apenas por cerca de cinco minutos, e durante esse tempo ele lhe disse que ela ficaria boa e que não deixasse ninguém incomodá-la até o dia seguinte. Instantaneamente, a mulher se sentiu melhor.

No dia seguinte, quando estavam recebendo alta, alguém do staff perguntou ao casal por que eles haviam trazido seu próprio médico ao hospital. O casal ficou surpreso. Eles não tinham trazido seu próprio médico! Mais tarde, ficaram sabendo que o hospital não tinha mandado ninguém para ir buscá-los no avião.

Quem era a senhora no carro vermelho? Quem era o homem que disse à mulher que ela ficaria boa? E quem era a senhora eleita e seus filhos a quem João endereçou sua segunda carta? Será que as duas primeiras pessoas misteriosas eram anjos enviados por Deus durante um momento de grande necessidade? Poderia ser que a senhora eleita fosse uma pessoa específica com seus filhos? Ou talvez a senhora fosse uma igreja, e seus filhos os membros.

Seja qual for o caso, em qualquer das duas circunstâncias, somos animados pelo fato de que Deus ainda Se importa suficientemente com Seu povo para enviar ajuda especial quando ela é mais necessária. Nesta semana, ao estudar 2 João, que você sinta a presença dos anjos. E que você leia as palavras de João sentindo-se também parte da família da senhora eleita. Pois, se você ama a Cristo, isso é o que você é.

Mãos à Bíblia

1. Leia 2 João. Que semelhanças você acha com 1 João? Qual é a mensagem essencial?

Uma leitura de 2 João sugere que a epístola foi dirigida a um grupo de crentes (e não a uma única mulher). Isso faz muito sentido porque, em outros lugares do Novo Testamento, a igreja é representada por uma mulher (Ef 5:22-32; Ap 12:1-6). Esses crentes, portanto, são cristãos maduros, não filhos literais.

2. Que palavra é repetida várias vezes na introdução de 2 João 1-4? Que aplicação dá João a essa palavra? Veja também 2Ts 2:10.

Michelle Bechtel |
Bishop, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial