segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A carta de João à senhora eleita - 14/09/09 a 19/09/09

Segunda, 14 de setembro

Evidência
Sinceramente, João


João foi um grande escritor. Não apenas lhe é atribuído o evangelho de João e o livro do Apocalipse, mas ele também escreveu três cartas aos seguidores de Cristo. Embora essas cartas sejam endereçadas a igrejas e pessoas individuais, ele estava na verdade escrevendo palavras que transcenderiam gerações e décadas e alcançariam a igreja e seu povo a fim de prover-lhes o conhecimento necessário para se unirem com Deus na vida eterna.

Os estilos usados nessas três cartas possuem vocabulário semelhante, e os mesmos assuntos são abordados. Além disso, as três cartas se concentram no amor e no desejo de João para que cada uma dessas três igrejas fosse bem-sucedida. A primeira carta de João foi escrita mais como um sermão, enquanto as outras duas são realmente como cartas.

A primeira carta de João expande o assunto do evangelho de João. Ensina sobre seguir a Deus e estar unido ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo a fim de alcançar a vida eterna. Segunda João conclui que, conquanto seja importante ter unidade com Deus, é preciso também estar ciente dos falsos profetas, dos falsos ensinos e dos falsos deuses. Finalmente, 3 João conclui as mensagens, trazendo esperança, encorajamento e forças para os que estão na igreja. Cada carta pode ter sido escrita a diferentes igrejas em diferentes áreas, mas quando combinadas numa série, fornecem uma mensagem útil e significativa.

Essas cartas falam de situações que as igrejas estavam enfrentando na época de João. Contudo, isso não significa que não estejam relacionadas a situações no mundo de hoje. Se olhar para além do período de tempo e das palavras literais escritas por João, você pode ver que há uma relação com o mundo de hoje. Precisamos da esperança da vida eterna e do conhecimento de como obtê-la. Precisamos estar cientes dos falsos profetas e ensinos que podem nos desviar da verdade e da luz. Precisamos nos manter longe dessas pessoas que podem fazer com que nos desviemos; e precisamos nos cercar de pessoas que nos deem encorajamento e forças.

Mãos à Bíblia

3. Como o amor e os mandamentos estão relacionados? Veja 2Jo 5, 6. Por que essa relação é importante especialmente para nós, adventistas do sétimo dia? Veja também Ap 14:12.

Temos o mandamento de amar uns aos outros, e revelamos esse amor guardando os mandamentos.

4. Como a guarda dos mandamentos revela o amor de uns para com os outros? Êx 20:1-17

Amor não é só o que sentimos; amor é o que fazemos, é como agimos; é como nos relacionamos com os outros.

Shari Jackson | Battle Ground, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial