terça-feira, 15 de setembro de 2009

A carta de João à senhora eleita - 15/09/09 a 19/09/09

Terça, 15 de setembro

Exposição
O time de Cristo

O livro de regras (Êx 20:1-17). Há muitas analogias diferentes sobre como devemos viver. Já ouvimos falar que a vida é uma dança ou um caminho através dos bosques; mas e se comparássemos a vida aos esportes? Vamos escolher o baseball, por exemplo. A primeira decisão que se precisa fazer é em que time jogar. Alguém poderia ser jogador do Red Sox, dos Yankess, ou mesmo dos Orioles. Na vida real, a decisão se resume a dois times – os que seguem a Cristo e os que não O seguem. Diferentemente da maioria das temporadas de baseball, em que ninguém sabe ao certo qual time vai ser o campeão, sabemos qual time irá ganhar na vida – os que seguem a Cristo. Da mesma forma que para todos os times de esportes, Deus nos deu um conjunto de regras para nos ajudar a ganhar – os Dez Mandamentos. Êxodo 20:1-17 traz os Dez Mandamentos como foram dados por Deus a Moisés para os israelitas.

Não mais um escravo (Rm 6:17). Ser parte do time de Cristo é uma experiência incrível e emocionante! Como diz Romanos 6:17: “Mas damos graças a Deus porque vocês, que antes eram escravos do pecado, agora já obedecem de todo o coração às verdades que estão nos ensinamentos que receberam.” Antes éramos escravos do pecado. Mas, porque confiamos em Deus, somos capazes de mudar de time. Cristo nos recebe alegremente em Seu time. Isso não significa, contudo, que por amarmos a Deus e sermos salvos, podemos fazer o que quisermos sem sofrer as consequências. Como cristãos, não devemos sentir que, de repente, estamos em posição de cometer pecados sem consequências. De outra forma, não haveria necessidade dos Dez Mandamentos. Romanos 6:18 diz: “Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça” (NVI). Porque fomos libertados do pecado, podemos escolher seguir a justiça, dedicar-nos a Cristo e à justiça, e tornar-nos escravos da justiça.

Amor à Verdade (2Ts 2:9, 10). Segunda Tessalonicenses 2:10 declara que as pessoas perecerão “porquanto rejeitaram o amor à verdade” (NVI). Então, como o amor à verdade se encaixa no time de Cristo? Em Romanos, ficamos sabendo que o fato de fazer parte do time de Cristo nos liberta do pecado e nos torna escravos da justiça. Escravidão geralmente tem uma conotação negativa de alguém ser forçado a fazer algo que não quer fazer. Contudo, quando nos tornamos escravos da justiça, ou da verdade, fazemos isso voluntariamente. Fazemos a escolha de amar a verdade e viver de acordo com ela. Amor é uma palavra emocionante. Quando você ama alguém, quer fazer tudo o que pode para cuidar daquela pessoa e tratá-la bem. Isso também se aplica à verdade. Parte do servir a Cristo é viver a verdade.

Amar ao próximo como a si mesmo (Hb 13:2, 3). Uma mulher que estava usando batom vermelho vivo, brincos que balançavam, e que fazia barulho a cada passo por causa de todos os penduricalhos que trazia em torno do pescoço, dos braços e dos dedos, entrou numa pequena igreja. Talvez você esteja pensando que esta seja outra história sobre uma igreja demasiado preocupada com suas normas para tratar bem uma pessoa assim, uma pessoa que talvez fizesse ponto numa esquina para ganhar a vida. Normalmente, numa história que começa como esta, a igreja ou fica olhando para a mulher de maneira fria e séria, ou ninguém se senta junto a ela nem fala com ela. No entanto, as pessoas dessa igreja agiram como se ela fosse um deles. Sentaram-se perto dela e conversaram. Mostraram a ela o amor cristão. “Não deixem de receber bem aqueles que vêm à casa de vocês; pois alguns que foram hospitaleiros receberam anjos, sem saber” (Hb 13:2).

A senhora eleita (2Jo 1). E se a mulher adornada, mencionada acima, fosse uma enganadora, e não alguém interessado em Deus? Então, e somente então, seria preciso ter cautela e não recebê-la (2Jo 10). Deus nos deu muitos mandamentos, inclusive que nos amemos uns aos outros e andemos em Sua verdade. Se a mulher adornada é uma pessoa que deseja andar com o Senhor, devemos mostrar amor a ela. Precisamos nos amar uns aos outros e seguir a Cristo através do amor.

Ser paciente e conhecer a Deus (Ap 2:14, 15; 14:12). O time de Cristo é composto daqueles que seguem a Cristo em todas as coisas. Seu time ama a verdade e obedece aos Seus mandamentos. É uma equipe muito especial, e embora saibamos que é o time vencedor, às vezes pode ser difícil quando há mestres no time que tentam desviar o povo de Deus, como no caso de Balaão. Há esperança, contudo. Apocalipse 14:12 diz: “Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus” (NVI).

Mãos à Bíblia


5. Qual é a advertência de João a respeito dos enganadores? Quais são as consequências de seguir falsas doutrinas? 2Jo 7-9

É lamentável quando muitos deixam a igreja e se tornam “enganadores”. É verdade, existem aqueles que ainda estão andando na verdade (v. 4), mas um pastor lamenta por todos os que abandonam Deus e Sua igreja. Os membros da igreja precisam tomar cuidado a fim de não serem afetados por falsos ensinos. João afirma que os crentes podem se extraviar, e que não existe essa realidade de “uma vez salvo, salvo para sempre”.

6. Por que é importante manter-se na “doutrina de Cristo”? 2 João 9. Veja também Mt 16:12; At 2:42; Rm 6:17; Ap 2:14, 15.

João não se ilude imaginando que a doutrina não tem importância. Para ele, os falsos ensinos podem levar à perda da vida eterna. Assim, a doutrina correta é importante!

Andrea Jackson | Bishop, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial