sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A carta de João à senhora eleita - 18/09/09 a 19/09/09

Sexta, 18 de setembro

Opinião

Cuidado com as rochas que flutuam


As montanhas da parte leste da Califórnia têm muitos tipos diferentes de rochas vulcânicas. A maioria das rochas, tais como basalto e obsidiana, são pesadas, e se atiradas na água, afundam. A pedra-pomes é incomum porque exteriormente parece uma rocha pesada, mas é tão porosa que, quando atirada na água, flutua. A aparência exterior não é a maneira de distinguir a diferença entre a rocha pesada e a rocha leve. É preciso realizar testes. As rochas precisam ser pesadas e colocadas na água.

Sempre precisamos ser cuidadosos para não julgar as qualidades erradas. Eis aqui outro exemplo: os julgamentos das bruxas de Salém. Ver se as pessoas afundavam ou nadavam não era uma boa maneira para determinar se eram bruxas. Precisamos estudar cuidadosamente a Bíblia e orar a Deus. A Bíblia nos guiará para perto das pessoas que têm substância e para longe das que tentarão nos enganar.

Primeira Timóteo 4:1-7 diz claramente que perto do fim do tempo as pessoas deixarão a igreja para seguir enganadores. Apocalipse 2:12-16 sustenta essa ideia com o exemplo de Balaão que ensinou os seguidores de Deus a pecar ao comerem comidas sacrificadas a ídolos e a cometerem atos sexuais imorais. É claro que é importante sermos capazes de distinguir entre pessoas que andam com Deus e pessoas que vivem no engano.

Durante os julgamentos das bruxas de Salém, em 1692, os que estavam julgando acharam que era fácil dizer se alguém estava possuído por espíritos maus. Se o acusado fosse jogado em águas profundas e flutuasse, então essa pessoa obviamente estava usando bruxaria e era queimada na estaca. Contudo, se aquela pessoa afundasse e se afogasse, então era evidente que o acusado era inocente das acusações. Esse era um método “eficiente” de julgar as pessoas, pois de qualquer forma a pessoa morreria, e quaisquer problemas seriam resolvidos.

Contudo, não é nossa função julgar as pessoas. Ao se julgar com medo, em vez de olhar com amor, muitas pessoas inocentes são mortas, literalmente ou por ter sua reputação arruinada. A Bíblia tem que ver com pregar o evangelho. E o evangelho não tem que ver com viver com medo de ser destruído por um Deus irado, mas com viver uma vida abundante porque um Deus gracioso e amoroso morreu para nos salvar do pecado.

Mãos à obra

1. Analise os seguintes versos bíblicos: Números 23:19; Salmo 51:6; Mateus 5:18; Tito 1:2. Depois responda à pergunta: O que é a verdade?
2. Parafraseie os Dez Mandamentos usando linguagem moderna. Use sua experiência de vida para tornar isso pessoal.
3. Leia Salmo 119:1-16 todos os dias nesta semana durante seus momentos devocionais. Depois de ler a passagem, escreva sua reação. Sua resposta pode ser diferente cada dia, ampliando assim sua compreensão da passagem.
4. Contate alguns amigos para formar um grupo de estudo da Bíblia. Reúnam-se com a maior frequência que puderem, e usem materiais que os(as) ajudem a compreender melhor a Bíblia.

Sherilynne Will | Mammoth Lakes, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial