terça-feira, 22 de setembro de 2009

Luta Pelo Poder - 22/09/09 a 26/09/09

Terça, 22 de setembro

Testemunho

Amor versus poder


É evidente que a principal causa da luta pelo poder dentro da igreja é a falta de amor em nível individual. Contudo, uma conscientização do amor de Deus por nós individualmente e uma extensão desse mesmo amor a nossos irmãos e irmãs ajuda a resolver essas lutas pelo poder.

“Depois da descida do Espírito Santo, quando os discípulos saíram para proclamar um Salvador vivo, seu único desejo era a salvação dos perdidos. Rejubilavam-se na doçura da comunhão com os santos. Eram ternos, prestativos, abnegados, voluntários em fazer qualquer sacrifício pelo amor da verdade. Em seu contato diário entre si, revelavam aquele amor que Cristo lhes ordenara” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 547).

“Mas gradualmente se operou uma mudança. Os crentes começaram a olhar os defeitos uns dos outros. Demorando-se sobre os erros, dando lugar a inamistoso criticismo, perderam de vista o Salvador e Seu amor. Tornaram-se mais estritos na observância de cerimônias exteriores, mais estritos no tocante à teoria que a prática da fé. Em seu zelo para condenar a outros, passavam por alto próprios erros. Perderam o amor fraternal que Cristo lhes ordenara, e, o que é mais triste, não tinham consciência dessa perda. Não reconheceram que a felicidade e a alegria lhes estavam abandonando a vida, e que, havendo excluído o amor de Deus do coração, estariam logo andando em trevas” (Ibid., p. 548).

“Não é a oposição do mundo o que mais ameaça a igreja de Cristo. É o mal abrigado no coração dos crentes que acarreta suas mais graves derrotas, e mais seguramente retarda o progresso da causa de Deus. Não há maneira mais certa de debilitar a espiritualidade que acariciar a inveja, a suspeita, a crítica e as vis desconfianças. Por outro lado, o mais forte testemunho de haver Deus enviado Seu Filho ao mundo é a existência de harmonia e união entre os homens de variados temperamentos que compõem Sua igreja” (Ibid., p. 549).

“Os que nunca experimentaram o amor terno e cativante de Cristo não podem guiar outros à fonte da vida. ... Para ter êxito em seus esforços devem os obreiros cristãos conhecer a Cristo; e para conhecê-Lo, precisam conhecer Seu amor” (Ibid., p. 550, 551).

Mãos à Bíblia

5. Leia Marcos 9:35. Que importante princípio cristão existe nesse verso? Mais importante, como colocá-lo em prática? 3Jo 9, 10

6. Qual era o problema com Diótrefes? Pelas poucas informações que temos, qual era a atitude dele para com a liderança da igreja? 3Jo 9, 10. Veja também Is 14:13, 14; Mt 12:37; 18:3-6; Fp 2:3.

Diótrefes procurava firmar-se como o único líder da congregação ou, pelo menos, manter o controle. Rejeitava arrogantemente a autoridade do apóstolo João e de outros. Diótrefes havia ido além e caluniado João. Essa era uma atitude perigosa, porque parece que Diótrefes queria agir de maneira independente dos líderes da igreja em âmbito maior.

Alecia Salmon | Miami, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial