Luta Pelo Poder - 25/09/09 a 26/09/09
Sexta, 25 de setembro
Opinião Tem que ser do meu jeito!
Questions on Doctrine (Questões Sobre Doutrina, lançado em março em língua portuguesa pela CPB) foi um livro publicado pela Igreja Adventista em 1957. Ele apresenta respostas de líderes da igreja a perguntas feitas por certos escritores cristãos. O livro foi aclamado como um importante passo para apresentar o adventismo numa luz mais “positiva”, e foi o catalisador que ajudou o adventismo a se tornar mais aceitável na comunidade cristã mais ampla.1 Alguém pensaria que essa seria uma ocasião para regozijo. Infelizmente, esse não foi o caso.
O teólogo adventista M. L. Andreasen discordou da posição do Questions on Doctrine sobre a natureza de Cristo e Sua expiação, e começou uma campanha contra o livro e contra o adventismo por promover uma “visão errônea”. Isso promoveu divisões na igreja, e os efeitos dessa divisão continuam até hoje, quando vários ministérios independentes competem com o ramo oficial da igreja adventista.
Desejo olhar para três áreas com as quais creio que se poderia ter lidado de maneira diferente:
1. A liderança errou em não ter convidado o Dr. Andreasen para fazer parte do processo de revisão do livro. Não quiseram ter nada que ver com ele e o deixaram à margem, quando ele teria muita contribuição a dar. Mesmo com suas discordâncias, um convite aberto teria promovido a boa vontade.
2. O Dr. Andreasen errou em buscar fazer as coisas a seu próprio modo, não importando o preço. Suas convicções eram fortes, e lhe foi doloroso ver sua igreja tomar uma direção que ele considerava errada. Contudo, o que mais lhe importava era a maneira como via as coisas. Conquanto alguns possam dizer que sua raiva era justificada por ter sido desconsiderado, seus métodos divisivos não beneficiaram ninguém.
3. Em vez de facilitarem a discussão, alguns membros traçaram linhas de batalha. Embora, antes de sua morte, o Dr. Andreasen tenha se reconciliado com a igreja com respeito a seus métodos, a luta entre seus seguidores e a igreja continua até hoje.
João falou sobre o desejo de Diótrefes de ser o “primeiro”. Foi esse desejo que levou Lúcifer à rebelião; e ele está por trás de quase todas as divisões. Contudo, essa também pode ser a razão da queda daqueles que talvez estejam no lado correto, por se apegarem a seus métodos incorretos. Toda vez que surge uma luta pelo poder, precisamos nos lembrar de que “o poder não faz com que o indivíduo esteja certo”3 e de que “a resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira” (Pv 15:1).
Mãos à obra
1. Ore pelos líderes da igreja, quer você concorde ou não com eles o tempo todo.
2. Faça uma lista de pessoas que o prejudicaram; depois faça duas coisas – perdoe-as e ore para que Deus as abençoe.
3. Faça alguma coisa boa para as pessoas que você alistou no item anterior.
4. Decore todo o trecho do Salmo 37:27-40, ou partes dele. Ao recapitular essa passagem, pense sobre a maneira de aplicá-la a sua própria experiência cristã.
Stuart Marshall | Kingston, Jamaica
Marcadores: 25 de setembro, lição escola sabatina, Luta Pelo Poder, Sexta
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial