Luta Pelo Poder - 24/09/09 a 26/09/09
Quinta, 24 de setembro
Aplicação
Quem está no comando?
A luta pelo poder é uma característica normal, embora pecaminosa. Basta olhar para um bebê, e você perceberá que ele nasceu com a necessidade de estar no controle. Um bebê chora quando deseja algo, e não vai parar de chorar até obtê-lo. Quando crianças, gostamos de argumentar, porque desejamos que todo mundo aceite nossas ideias. Como adultos, gostamos de provar nosso ponto de vista para mostrar que todas as outras pessoas estão erradas. Como Sansão, gostamos de ter poder sobre os nossos pais. Embora os pais dele fossem contra seu casamento com Dalila, ele o levou avante. Esse casamento mais tarde acabaria levando-o à morte.
Você já esteve numa situação em que duas ou mais pessoas desejavam assumir o controle? Já foi uma das pessoas que desejavam o controle? Todos passamos por nossos próprios episódios que evidenciam nossa necessidade de controle. Quer seja no local de trabalho, na escola ou em interações sociais do dia-a-dia, os conflitos envolvendo a necessidade de poder parecem estar em toda parte. Como podemos lidar com essas lutas pelo poder? Eis aqui algumas ideias:
Elimine a teimosia. Defenda a busca de um acordo. Toda vez que estão num conflito, as pessoas tendem a pensar sobre si mesmas, muitas vezes adotando mentalidade do tipo “ou você faz do meu jeito ou cai fora”. Quantas vezes você já forçou algo e conseguiu que as coisas fossem feitas do seu jeito? Será que o seu jeito era o melhor? Ou a situação acabou num desastre? Precisamos aprender que a teimosia leva ao desastre. Nosso jeito é cheio de imperfeições que muitas vezes deixamos de reconhecer. É importante eliminarmos nosso egoísmo e pensarmos nos outros. Fazer isso vai acalmar a mania da luta pelo poder.
Pare. Aperte o botão de pausa. Durante uma discussão, com frequência as pessoas dizem coisas das quais depois se arrependem. Pode parecer estranho parar para avaliar a situação durante uma discussão, mas pode resultar em algo positivo. Apertar o botão de pausa permite-nos considerar nossos atos e suas consequências, fornecendo assim uma perspectiva mais lógica que limita o conflito.
Volte-se para a Bíblia. Ore sobre o assunto. Não há escassez de lutas pelo poder na Bíblia. Ler e compreender esses exemplos pode nos dar novas ideias sobre como lidar adequadamente com nossas próprias lutas pelo poder. Além disso, a oração é importante para nos ajudar a encontrar uma saída para qualquer luta. A oração ajuda a aclarar a mente, permitindo que reavaliemos o foco e a situação de maneira cristã. Para assumir o controle de nossa vida, precisamos primeiro entregar esse controle da vida a Deus.
Mãos à Bíblia
9. De acordo com o texto bíblico, como a igreja deve ser governada? Mc 10:42-44; At 6:1-7; 15:6, 22-25; 1Tm 4:14; Tg 5:14
O Novo Testamento se opõe ao caos e à anarquia na igreja. O próprio Jesus enfatizou que a igreja precisa de liderança, mas deve ser liderança servidora.
Veniisa Williams | Teaneck, EUA
Marcadores: 24 de setembro, lição escola sabatina, Luta Pelo Poder, Quinta
1 Comentários:
É muito difícil não ser teimoso quando se tem plena certeza de que está certo!
Necessariamente não precisa lutar pelo poder, mas ter a plena convicção de cada um de nós fazer parte do plano de Deus.
Deus é o poder e a Glória.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial