domingo, 27 de setembro de 2009

Uma Nova Ordem - 27/09/09 a 03/10/09

UMA NOVA ORDEM

“Tudo isso aconteceu com os nossos antepassados a fim de servir de exemplo para os outros, e aquelas coisas foram escritas a fim de servirem de aviso para nós. Pois estamos vivendo no fim dos tempos” (1Co 10:11).

Prévia da semana:
A fim de avançar como povo de Deus, precisamos reconhecer e aplicar os princípios divinos de ordem e referência em nossa vida, nossa família, e na organização da igreja.
Leitura adicional: Patriarcas e Profetas, capítulo 27 (p. 303-314)

Domingo, 27 de setembro

Introdução

Ordem a partir do caos


Lembro-me da ocasião em que meu marido decidiu arrumar minha escrivaninha. Literalmente fiquei fora de mim. Eu simplesmente não conseguia achar nada! Não conseguia saber o que fazer. Onde estavam minhas coisas? Para mim, aquilo foi um perfeito pesadelo. Nada estava no lugar certo, e eu tinha prazos para entregar meus trabalhos.

Meu marido frequentemente me pergunta: “Como você consegue trabalhar nessa bagunça?” Bagunça? Acreditem-me, eu sei onde achar tudo na minha escrivaninha. Para mim, tudo está em ordem. Mas, para meu marido, é um caos.

Deus deu a Moisés uma tarefa difícil – tirar da escravidão um grande grupo de pessoas. Ele realmente teria que ser organizado. Não é de espantar que Moisés tenha ficado com um pouco de medo. Eu teria ficado extremamente aterrorizada!

Deus, contudo, tomou um pastor humilde que tinha dificuldades para falar e o tornou um líder organizado (Êx 4:10-12). Um Deus que pode fazer algo assim é um Deus maravilhoso que desafia nosso pensamento. Um Deus que escolhe a pessoa mais improvável para ser líder; nos faz saber que Sua ordem não é exatamente como a nossa ordem. E o Deus que colocou na liderança um homem como Moisés, não o deixou sozinho. Desde o princípio da jornada Ele deu a Moisés instruções detalhadas. (Releia Êxodo 12 e 13, e 16.)

Nesta semana, começaremos a aprender no livro de Números como Deus organizou os israelitas, Seu povo, para o sagrado chamado que receberam. Ao estudar cada lição diária, considere como Ele guia você em seu sagrado chamado. Podemos confiar num Deus que tira ordem do caos. O Deus que guiou os israelitas pelo deserto, certamente pode ordenar nossos passos hoje.

Mãos à Bíblia

O santuário foi terminado no primeiro dia do primeiro mês no segundo ano (Êx 40:17). Foi no mês seguinte que o Senhor passou a organizar a nação mais completamente (Nm 1:1) do que anteriormente. É com essa nova organização e ordem que o livro de Números dá início à história sagrada das obras de Deus com Seu povo da aliança.

1.
Que tipo de censo o Senhor pediu que Moisés e Arão fizessem, e por quê? Nm 1:2, 3

Israel serviria de executor da vontade de Deus contra as nações ímpias da Palestina, que haviam enchido o cálice de suas transgressões (Gn 15:14-16).

2. Por que Deus determinou que os israelitas fizessem guerra às nações vizinhas? Gn 15:14-16 (veja também Dt 9:5)

Catherine Anthony Boldeau | Reino Unido

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial