terça-feira, 4 de agosto de 2009

Andando na Luz: Rejeitando os Anticristos - 04/08/2009 a 08/08/2009

Terça, 4 de agosto

Exposição
O anticristo... um engano


Que é a “última hora”? (1Jo 2:18). A Bíblia mostra que nos últimos dias haverá um poder enganador chamado anticristo. Ela também identifica vários períodos em que certas verdades se tornaram a verdade presente fundamental para a igreja e o mundo (por exemplo, a pregação de Noé sobre o Dilúvio; João Batista pregando sobre a vinda do Messias; e João, no Apocalipse, escrevendo sobre um povo que tem a fé de Jesus e guarda os mandamentos de Deus). Além disso, ela especificamente identifica um período de engano em massa que ocorreria exatamente antes do encerramento do tempo de graça para os seres humanos e da segunda vinda de Jesus. Este engano é comandado por Satanás, o arquianticristo, pois ele age através de seus vários agentes que são também anticristos (2Ts 2:1-12; Ap 13:13, 14). Esse período é de fato a última hora para qualquer pessoa que aceite a salvação.

Sobre qual ameaça João estava advertindo seus leitores (Dn 7:25; 2Ts 2:3, 4)? João advertiu que os últimos dias da história da Terra seriam caracterizados por mentiras e levariam pessoas à perdição. Daniel 7:25 nos conta sobre o anticristo que mente sobre a lei de Deus, mudando-a. Em 2 Tessalonicenses 2:3 e 4 nos é dito que há um espírito que se encontra por trás de todos os anticristos.

Há diferença entre o anticristo e os anticristos? (1Jo 2:22). O anticristo é o próprio Satanás. Anticristos são aqueles que escolhem ser seus agentes. Eles proclamam que Jesus não veio em carne. Negam a igualdade de Jesus com Deus e a verdadeira relação entre o Pai e o Filho. Além disso, vão ao ponto de se denominarem Deus. Dizem que têm a capacidade de fazer coisas que só Deus pode fazer, como perdoar pecados. “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho” (1Jo 2:22, NVI).
A Bíblia diz claramente que há apenas um Deus verdadeiro. Nem mesmo Ele conhece algum outro deus (Is 44:6, 8). Ele Se define como o Primeiro e o Último. Isto é, Ele forma as fronteiras de toda a existência.

Deus enviou Seu próprio Filho em semelhança (homoioma – mesma forma) de carne pecaminosa, e condenou o pecado na carne, para que a justiça da lei pudesse ser cumprida em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito (Rm 8:3, 4). Porque a carne é fraca, os justos princípios da lei de Deus não podem ser demonstrados em carne pecaminosa sem ajuda externa.

“O Senhor Deus desceu ao nosso mundo revestido da humanidade, para que pudesse realizar em Sua própria vida o misterioso conflito entre Cristo e Satanás. Ele venceu os poderes das trevas. Toda essa história está dizendo ao homem: Eu, o seu Substituto e Penhor, assumi sua natureza, mostrando-lhe que todo filho e filha de Adão tem o privilégio de se tornar participante da natureza divina e, por Meu intermédio, de apoderar-se da imortalidade” (Ellen G. White, Fundamentos da Educação Cristã, p. 379).

O espírito do anticristo diz que Cristo veio numa forma especial que não podia pecar, negando assim, ou rejeitando, o feito alcançado por Cristo, desculpando o pecado na carne, e declarando que ninguém, senão Cristo, pode viver acima do pecado, uma vez que a carne de Cristo era diferente da nossa. Essas são as pedras fundamentais da teologia do anticristo, que formam conceitos como a Imaculada Concepção ou o conceito ariano de que Cristo é um ser criado. Com esse conhecimento, é possível não só identificar o espírito essencial do anticristo, mas também evitá-lo.

O que significa permanecer em Cristo? (Jo 15:1-17). João nos diz que, se permanecermos em Cristo, podemos escapar das mentiras do anticristo, porque o Espírito de Deus é o Espírito da verdade. Precisamos ser participantes dessa verdade que nos transforma à imagem de Cristo.

Como os cristãos devem pôr à prova o espírito? (1Jo 4:2). Não devemos acreditar em toda doutrina, não importa quão plausível possa parecer, a menos que ela esteja de acordo com a Palavra de Deus. Os ensinos de Deus mostram que, pelo fato de Cristo ter realmente vindo em carne, foi capaz de nos deixar um exemplo de como vencer o pecado. E se o Espírito Santo vive em nosso coração, seremos capazes de seguir Seu exemplo (Rm 6:14). O ensino espiritual de que nunca podemos vencer o pecado nesta vida é um dos sofismas fatais de Satanás. Vencer o pecado não é uma opção. É essencial no plano da salvação.

“Por meio dos defeitos do caráter, Satanás trabalha para obter o domínio da mente toda, e sabe que, se esses defeitos forem acariciados, será bem-sucedido. Portanto, está constantemente procurando enganar os seguidores de Cristo com seu fatal sofisma de que lhes é impossível vencer. Mas Jesus apresenta em seu favor Suas mãos feridas, Seu corpo moído; e declara a todos os que desejam segui-Lo: ‘A Minha graça te basta’ (2 Co 12:9). ... Ninguém, pois, considere incuráveis os seus defeitos. Deus dará fé e graça para vencê-los” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 489).

Mãos à Bíblia

É interessante que, tão cedo, o inimigo tenha buscado dividir os crentes pela introdução de falsos ensinos. Como adventistas, temos o mesmo problema dos ensinos falsos, que ameaçam nos dividir.

4. Que diz a epístola a respeito dos que tentam difundir falsos ensinos entre nós? 1Jo 2:19
João parecia estar enfrentando vários ensinos heréticos sobre Jesus. Alguém pode ter ensinado que Cristo foi um ser humano apenas na aparência, mas não em realidade. Outro pode ter enfatizado que Cristo entrou no ser humano Jesus no batismo e O deixou antes da crucifixão. Outros, ainda, podem ter rejeitado Jesus como o Messias.

5. Compare 1Jo 2:18-27 com 1Jo 4:1-6. Mesmo advertindo sobre o anticristo e seus falsos ensinos, que certezas e esperança João deu a seus leitores? Que esperança podemos tirar dessas passagens para nós mesmos?

Note o paralelo entre 1 João 2:21 e 1 João 4:6. Nesses dois casos, uma grande defesa contra esses erros é o conhecimento de Deus, o conhecimento da verdade.

Burnett Afflick | St. Thomas, Jamaica

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial