segunda-feira, 27 de julho de 2009

Andando na Luz: Renunciando ao mundanismo - 27/01/2009 a - 01/08/2009

Segunda, 27 de julho

Exposição

Andando na luz, motivados pelo amor


O que significa não amar as coisas do mundo? (1Jo 2:15; Fp 2:6-8). Qualquer pessoa que ame o mundo está seguindo um caminho hostil e diretamente antagônico a Deus. De acordo com o verso para memorizar desta semana, o filho de Deus que ama o Pai não ama o mundo nem as coisas do mundo. Então, isso significa que não devemos ter a ambição de fazer uma faculdade? Quer dizer que o filho de Deus não deve ter o alvo de conseguir uma casa confortável, um bom carro e as melhores roupas? Devemos pressupor que essa é uma ordem para que o seguidor de Cristo não aspire a conseguir o mais elevado cargo ou posição? Em termos práticos, não podemos fazer uma abordagem tão simplista desse texto. Para apreciar a admoestação que João está dando, examinemos primeiro a palavra “amor”.

Trata-se de um termo tão genérico, e, por ter tantas variações de significado, nem sempre podemos compreender adequadamente sua essência e profundidade. O amor ao qual João se refere em 1 João 2:15 é uma atitude (e princípio) que transcende os sentimentos; e deve ser entendido no contexto de Filipenses 2:6-8. Leia esses textos agora. Nessa passagem, Jesus demonstra o poder do amor. Por amor à humanidade, Ele estava preparado para renunciar a tudo. Voluntariamente Se despojou da divindade e prontamente sucumbiu a uma morte que era nossa – a morte da eterna separação de Deus. Por causa do amor, Ele esteve pronto a arriscar Seu relacionamento com o Pai.

Portanto, João está dizendo que o filho de Deus não se devotará ao mundo nem a qualquer coisa do mundo, na extensão em que se torne um escravo, ou mesmo perca a vida.

Por que João adverte o povo de Deus contra esse amor?

O destino final do mundo (Cl 2:8; 1Jo 2:15, 17). Há um constante esforço para nos fazer crer que nosso futuro e nossa felicidade dependem do que possuímos. O filho de Deus, contudo, é fortemente advertido contra essa mentira. Leia Colossenses 2:8.

Além disso, buscar a felicidade, o significado, a realização e a paz em qualquer coisa ou pessoa, senão Deus, não apenas se demonstra ilusório, mas acaba escravizando. Em vez disso, João deseja dirigir a mente do cristão à essência da vida. Ele nos aponta à natureza transitória do mundo. “E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre” (1Jo 2:17). Leia também 2 Pedro 3:10.

Assim, há um chamado para que todos os que verdadeiramente buscam a Deus não amem o mundo nem nada que há nele. Na verdade, 1 João 2:15 deixa claro que qualquer pessoa que busque o mundo não ama o Pai. Qualquer pessoa que construa o fundamento de sua felicidade sobre o prazer sensual, as riquezas, ou honra e aplauso, dá testemunho do fato de que não conhece a Deus.

O que significa conhecer a Deus? (Jo 15:19; Cl 2:13, 14). Em algum ponto de nossa vida, todos nós muito provavelmente já acreditamos que as coisas deste mundo nos trariam paz. Paulo, contudo, deseja que entendamos que é Cristo que dá ao filho de Deus uma nova esperança, que só Cristo nos traz paz e nos ajuda a compreender que a verdadeira felicidade se encontra apenas nEle. Leia Colossenses 2:13 e 14.

Agora leia João 5:24. Os que conhecem a Deus prestam atenção ao mundo. Isto é, fazem a vontade de Deus. Recusam-se a ser escravizados pelas coisas do mundo, sabendo que a verdadeira paz e felicidade se encontram apenas nEle. Não reconhecem simplesmente que este mundo irá passar. Sua vida dá testemunho desse fato.

Por viverem em desarmonia com o mundo, os filhos de Deus se acham em desacordo com os valores do mundo. É por isso que Cristo instrui Seus filhos de que o mundo não os amará como um deles (Jo 15:19). Contudo, os filhos de Deus se comprometem a andar na luz da Palavra de Deus, sabendo que este mundo nunca lhes oferecerá verdadeira esperança, que suas lutas são momentâneas, e que logo este mundo passará.

Mãos à Bíblia


2. Qual é a mensagem de João para os pais? Para os jovens? Para os “filhinhos”? 1Jo 2:13, 14. Como podemos aplicar essas mensagens a nós mesmos?

Os filhos são lembrados de que conhecem o Pai, enquanto os pais são lembrados de que conhecem Aquele que é desde o princípio. Obviamente, essa pessoa é Jesus. Quando os jovens são mencionados pela segunda vez, a frase “vocês venceram o maligno” (NVI) é repetida, mas a declaração é expandida. Os jovens não apenas venceram o mal, mas o próprio Satanás. Os jovens são espiritualmente fortes, por causa da “Palavra de Deus”, que permanece neles.

Sylvester Chastanet | Castries, Santa Lúcia, Antilhas

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial