domingo, 19 de julho de 2009

Andando na Luz: Guardando Seus Mandamentos - 19/07/2009 a 25/07/2009

Andando na Luz: Guardando Seus Mandamentos


“Se obedecemos aos mandamentos de Deus, então temos certeza de que O conhecemos” (1Jo 2:3).

Prévia da semana: O verdadeiro conhecimento de Deus traz como resultado comunhão viva com o Senhor e relacionamentos amorosos dentro do contexto dos mandamentos divinos.

Leitura adicional: Marcos 12:28-34; John Bunyan, O Peregrino

Domingo, 19 de julho

Introdução
O lado mais brilhante


Nem sempre é fácil fazer a coisa certa. O mundo de hoje oferece tantas opções para nos desviar do plano de Deus, fazendo com que cogitemos e até questionemos se o que estamos fazendo é necessário para nossa salvação. O maligno busca nossos pontos vulneráveis e tira vantagem de nossas falhas humanas ao trabalhar nossa mente para que se afaste cada vez mais da luz de Deus. Felizmente, servimos a um Deus que está bem ciente dos fardos que enfrentamos e que promete não colocar sobre nós mais do que podemos suportar. Leia 1 Coríntios 10:13.

Os cuidados deste mundo podem nos impedir de ver o que Deus tem reservado para nós. Eles podem nos deixar sentindo-nos esgotados e cheios de dúvidas. Com essa dúvida vem um sentimento de solidão e desigualdade, levando-nos a um caminho escuro. É nessa encruzilhada que temos de decidir que caminho tomaremos. A estrada que parece difícil e cheia de obstáculos não nos atrai em nosso estado de confusão e fadiga. Nossa mente, submissa à vontade de Satanás, faz com que temamos o pensamento de mais dificuldades, mais dor, mais tumulto e luta. Portanto, com pensamentos cansados e a alma derrotada, tomamos a estrada que oferece mais deleites e prazeres mundanos (uma estrada que requer pouco de nossa devoção, mas tudo de nossa mente e espírito), não sabendo que no fim dela há um abismo de lamentação e uma vida inteira de tristeza, um fim que não promete nada senão destruição e total separação de nosso Senhor e Salvador. “Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte” (Pv 14:12).

A estrada menos viajada é a estrada que devemos tomar, a estrada que purifica e nos torna prontos para a salvação. As provas pelas quais passamos, os obstáculos que vencemos, a solidão que suportamos, tudo é um processo no qual nosso coração, mente e espírito é refinado para o Mestre. Deus prometeu nunca nos deixar sozinhos; e Ele deseja que a amizade seja um apoio em nossa caminhada cristã. “Se, porém, andarmos na luz, como Ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1Jo 1:7).

Mãos à Bíblia

“Conhecimento” (gnosis) era uma palavra muito importante na religião dos primeiros séculos depois de Cristo. Provavelmente, no segundo século, foi transformado em uma heresia chamada gnosticismo. No gnosticismo, havia pouca preocupação com o comportamento moral. A ênfase estava na experiência mística e mitos fantasiosos sobre Deus e a natureza da humanidade. A salvação era obtida através desse conhecimento secreto, e não por um relacionamento de fé com o Senhor.

1. Qual é o conceito do Novo Testamento sobre o conhecimento? Mt 13:11; Jo 17:3; Rm 3:20; 1Co 8:1; 1Jo 4:8

No Novo Testamento, conhecer ou conhecimento tem um significado teórico e teológico. Porém, também descreve relacionamentos. Conhecer a Deus significa manter um relacionamento íntimo com Ele. A obediência, o amor e o afastamento do pecado apontam para a existência desse relacionamento.

Michael Martell | Silver Spring, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial