Experimentando a Palavra da Vida - 09/07/2009 a 11/07/2009
Quinta, 9 de julho
AplicaçãoConservando-a real
É óbvio, a partir de 1 João 1:1-5, que João deseja que seus leitores partilhem da alegria que ele sente por conhecer Jesus de maneira real. Como podemos vencer as barreiras do tempo, do idioma, da cultura e de já ter ouvido tudo isso antes, a fim de partilhar da alegria de João e conservá-la real?
Compare. Voltar atrás para ver como uma tradução mais antiga expressou determinada idéia pode acrescentar um ângulo diferente. As traduções mais novas podem ajudar porque usam palavras conhecidas, tornando a mensagem mais relevante. Isso também pode nos ajudar a usar linguagem “normal” quando estamos falando de Cristo a outros.
Contextualize. Aprenda o que você pode fazer sobre o contexto de uma passagem bíblica. Comparar os diferentes relatos da ressurreição de Jesus pode criar um quadro mais amplo de como os eventos ocorreram. Outras fontes podem ajudar a completar o quadro, podem proporcionar verificação independente, ou acrescentar significado às ideias que estão sendo discutidas. Por exemplo, compreender como eram as cidades que Paulo visitou pode nos ajudar a entender melhor seus escritos.
Desafie. Clichês podem ser uma forma de taquigrafia útil. Mas também podem nos impedir de pensar de maneiras novas ou de maneira mais profunda. Também podem ser uma barreira aos nos comunicarmos com outros. Pergunte: “Como eu explicaria isso a alguém que nunca ouviu falar disso antes?” Alguns músicos e outros artistas são capazes de expressar sua fé de maneira não tradicional e, como resultado, conseguir uma audiência maior com seu trabalho. Temos algo em comum com a maioria das outras denominações. Achar esse terreno comum pode ser uma ótima forma de iniciar uma conversa da qual todos os envolvidos possam se beneficiar.
Crie. Repensar as histórias, personagens ou ideias bíblicas de maneira a encaixá-las no mundo em que você vive pode fazer com que elas criem vida. Que pessoa no mundo de hoje pode ser comparada ao rei Davi? Quem são “os órfãos e as viúvas” de nossos dias? (Tg 1:27). Expressar isso numa forma diferente de arte pode ser um ato de adoração, e talvez até uma inspiração para mais alguém. Adicione expressões práticas a nossas crenças, encontrando maneiras criativas e significativas de servir a outros em nossas igrejas e comunidades.
Mãos à Bíblia
A experiência cristã não é hereditária. Precisamos, pessoalmente, tomar a decisão de seguir Jesus. Outra pessoa não pode fazer isso por nós, assim como ninguém pode respirar em nosso lugar.
9. De acordo com 1 João 1:3, quais são as dimensões dessa comunhão?
A proclamação de Jesus e do evangelho leva as pessoas à comunhão não só com a Divindade, mas também com os outros crentes.
10. Como o Novo Testamento descreve a comunhão cristã em sua forma ideal? Veja At 2:42-47; Rm 12:3-17.
Daniel Brown | Brisbane, Austrália
Marcadores: 09 de julho, Experimentando a Palavra da Vida, lição escola sabatina, Quinta
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial