segunda-feira, 6 de julho de 2009

Experimentando a Palavra da Vida - 06/07/2009 a 11/07/2009

Segunda, 6 de julho

Evidência
A Palavra


O termo grego logos é interpretado em português como “palavra”. Significa “uma conta”, “um cômputo”, “uma razão”, “um pensamento”. Usamo-lo para designar áreas de estudo em palavras como teologia, psicologia, biologia, etc.

Contudo, os filósofos gregos vieram a entender o logos como um princípio lógico que deu ordem ao Universo. Portanto, ele foi igualado à ideia de Deus. Quando a Bíblia hebraica foi traduzida para a Septuaginta grega, logos foi usado para verter o termo hebraico dabar, que significa “uma palavra”, “uma coisa” ou “um evento”. Dabar era um vocábulo vibrante, usado para retratar a transmissão da comunicação de Deus a Seu povo, especialmente os profetas.

João é o único que dá a Jesus o título de “Palavra”. Ele o usa em três ocasiões diferentes: João 1:1, 1 João 1:1 e Apocalipse 19:13. A pessoa de Jesus e Sua vida foram a comunicação direta de Deus. Foi Deus transmitindo a Si mesmo, não apenas para as pessoas da época de Jesus, mas também a cada um de nós.

João 1:1-5 e 1 João 1:1-5 são paralelos em suas ideias. No princípio, Jesus era. Ele estava com Deus, Ele era Deus, e nEle estava a vida. Primeira João leva o tema adiante, dizendo que Jesus é a Palavra da vida. Ele veio em carne como uma vida, mas é eterno, e é também Aquele através de quem obtemos a vida eterna. João queria garantir, desde sua primeira declaração, que essa verdade sobre Jesus estivesse no centro do que os cristãos deveriam crer. Declarando que Jesus é a Palavra da vida, ele estava esclarecendo qualquer incerteza que pudesse ter existido sobre como obter a vida eterna. Ela podia ser encontrada na pessoa de Jesus Cristo. E só para o caso de haver pessoas que não cressem nEle, João comprovou isso pelo que havia experimentado através de seus sentidos.

Se Jesus é alguém sobre quem sabemos muita coisa e de quem somos capazes de falar com êxito, mas com quem não temos um relacionamento pessoal, nosso testemunho a outros é vazio. Mas quando O experimentamos pessoalmente em nossa vida, nosso testemunho é poderoso.

Mãos à obra


3. Que semelhanças existem entre 1 João 1:1-5 e João 1:1-5? O que têm em comum?

As duas passagens apontam para um tempo no passado, usando o “princípio”, aparente referência a Gênesis 1:1, e à Criação. As duas fazem diferença entre Deus o Pai e a Palavra, e as duas Os apresentam em íntimo relacionamento. As duas seções usam também a imagem de vida e luz. Além desses pontos em comum entre as seções, também existem diferenças.

4. Que ênfases presentes em João 1:1-5 não são vistas em 1 João 1:1-5?

Kelly Fry | Cooranbong, Austrália

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial