domingo, 12 de julho de 2009

Andando na Luz - 12/07/2009 a 18/07/2009

ANDANDO NA LUZ


“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1:9).

Prévia da semana: Só existe uma solução para o problema do pecado, e essa é Jesus. Ele é capaz e está disposto a nos perdoar, tão-somente se estivermos dispostos a confessar os pecados.

Leitura adicional: O Maior Discurso de Cristo, capítulo 4

Domingo, 12 de julho

Introdução
A verdadeira luz


É incrível como me acho em Teu favor. Embora injustamente abandonada, e depois de todos os erros tolos que cometi, e do fato de que, ocasionalmente, acho conforto na sombra do pecado, ainda me queres como Tua filha. Eu pouco entendia que Teus olhos ainda estão sobre mim, mesmo quando estou andando cegamente em meio às circunstâncias que desejarias que eu evitasse. E, muitas vezes, através daquele vácuo de trevas chego à luz. Pois realização é só tornar a verdade real e a verdade é quem e o que Tu és. Portanto, quando finalmente encontro a estrada iluminada, sei que não estou sozinha, pois ando na verdade, ando na Luz. E tudo isso inevitavelmente significa que ando Contigo.

Você já se viu tão envolvido numa conversa enquanto dirigia ou andava, que acabou num local totalmente desconhecido? Isso já me aconteceu várias vezes. O que torna essa situação irônica é que pode ocorrer não só no sentido literal, mas também no espiritual. Quantas vezes nos vemos no caminho errado, longe da luz de Deus, bem em frente ao pecado, sem entender ou perceber como chegamos lá?

É tão fácil sentir-se à vontade na escuridão e permanecer lá, mas como 1 João 1:5 diz, “Deus é luz, e não há nEle nenhuma escuridão”. Então como voltamos para a Luz e, subsequentemente, para a Verdade que se encontra nessa Luz? Em João 8:12, Jesus afirma: “Eu sou a luz do mundo; quem Me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.” Ah, se tomássemos nosso sistema de GPS celestial (a Bíblia) e seguíssemos a Jesus em nossa mente e coração de volta até a estrada da verdade e da luz! Só então teremos uma compreensão melhor do que significa andar na luz e nos desviar da escuridão do pecado.

Mãos à Bíblia


1. Que lição João quis ensinar ao dizer que “Deus é luz”? 1Jo 1:5. Veja também Sl 27:1; 36:9; Mt 4:16; Jo 3:19; 8:12; 12:46; 1Tm 6:16.

A palavra luz é usada em referência tanto a Jesus como ao Pai. A luz é a glória de Deus, e aponta para Ele como aquele que traz salvação. A imagem enfatiza também o conceito de verdade e revelação. E, especialmente em nosso contexto imediato, destaca Suas qualidades morais de justiça, santidade e perfeição (veja também 1 João 2:9).

2. Por que João não se contenta em dizer que Deus é “luz”, mas acrescenta que “não há nEle treva nenhuma”?

Acrescentando essa frase, o apóstolo destaca a perfeição de Deus nos termos mais fortes possíveis e Sua separação do pecado. Deus é pura santidade, bondade e justiça. Ele é, de certo modo, tão oposto ao pecado quanto as trevas são à luz.

Aiyana Davison | Loma Linda, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial