quarta-feira, 15 de julho de 2009

Andando na Luz - 15/07/2009 a 18/07/2009

Quarta, 15 de julho

Evidência

O discurso de João sobre a Luz


A primeira epístola de João foi originalmente escrita em grego antigo pelo mesmo apóstolo que escreveu o evangelho de João. Primeira João foi escrita para refutar a heresia que declarava que Jesus não veio “em carne” (1Jo 1:1), mas como um “espírito”. Primeira João também define como os cristãos devem discernir os verdadeiros mestres: por sua ética, sua proclamação de Jesus em carne, e por seu amor. Primeira João 1 começa declarando que Cristo é a luz e nosso antídoto para o pecado.

Em vários lugares do Antigo Testamento, Deus é comparado à luz (Sl 27:1; 36:9). Além disso, o tema da luz/escuridão está presente em vários lugares em todo o Novo Testamento (Ef 5:8; 2Co 6:14). Quando João diz que não há escuridão nenhuma em Deus (1Jo 1:5), está sendo mais do que poético. Está apresentando um argumento teológico e filosófico, e este argumento é o seguinte: neste mundo encontramos o bem e o mal, a escuridão e a luz. Assim como não podemos remover a escuridão sem acrescentar luz, não podemos remover o mal sem fazer o bem.

João nota que não há comunhão na escuridão (1Jo 1:7). Isso ocorre porque as pessoas na escuridão não podem ver umas às outras. Se você andar na escuridão, você é sua própria autoridade, e tudo o que você faz é beneficiar a si mesmo. Aqueles que andam na escuridão estão inerentemente encerrados em si mesmos. Não é possível que pessoas egoístas construam uma comunidade, porque o egoísmo e a comunidade são conceitos contraditórios.

Quando andamos na luz, representamos a Deus no mundo. Qualquer comunidade que confesse uma coisa e aja de maneira contrária está enganando a si mesma. Se as pessoas sabem que Deus é luz, mas agem de maneira escura, minam a própria verdade da qual testificam. João insiste neste assunto construindo uma série de declarações paralelas começadas por “se nós”. Se, por exemplo, dizemos que temos comunhão enquanto andamos nas trevas, estamos mentindo. Essa linguagem direta aponta para a falta de sinceridade e hipocrisia entre os membros da comunidade. Como comunidade de Deus, precisamos nos lembrar de que a luz e a escuridão não têm nada a ver uma com a outra. As duas coisas não se sobrepõem; não podemos nos apegar a nosso pecado e também andar com Deus.

Mãos à Bíblia

6. Em 1 João 2:1, o apóstolo pede que não pequemos. Como devemos entender essa advertência?

João se dirige aos crentes com carinho e intimidade, chamando-os de “filhinhos” e contando-lhes uma razão para escrever sua epístola: Eles devem renunciar completamente ao pecado. Ao fazer isso, ele não está sugerindo que é possível uma existência completamente sem pecado, mas está pedindo que os cristãos se afastem de qualquer ato definido de pecado.

7. Por que João equilibra a advertência para não pecar com a frase “Se... alguém pecar”? Veja também 1Rs 8:46; Rm 3:10-20; 1Tm 1:15.

Esse é um claro reconhecimento da realidade do pecado na vida dos cristãos. Até mesmo cristãos consagrados e sinceros podem cometer pecados.

Carlene O. Fider | Loma Linda, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial