domingo, 26 de julho de 2009

Andando na Luz: Renunciando ao Mundanismo - 26/07/2009 a 01/08/2009

Andando na Luz: Renunciando ao Mundanismo


“Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai” (1Jo 2:15). Prévia da semana: Parte do que significa andar na luz é abandonar as coisas passageiras deste mundo. Isso deve ser fácil, em comparação com o que nos é oferecido: a vida eterna.

Leitura adicional: O Maior Discurso de Cristo; Ben Carson, Sonhe Alto (Tatuí, CPB, 1999); Jim Hohnberger, Fuga Para Deus (Tatuí, CPB, 2003)

Domingo, 26 de julho

Introdução
Fazer uma visita ou habitar?


Na Divisão Inter-Americana (uma das divisões mundiais da Igreja Adventista), em 2008, a Meditação Matinal dos adultos, de Israel Leito, teve como título Todos os Dias Com Minha Bíblia. Além do texto para cada dia e da leitura devocional baseada naquele texto, a pessoa tinha que ler entre três e quatro capítulos da Bíblia por dia, para lê-la inteiramente durante aquele ano. Para alguns de nós foi difícil manter-se em dia com essas leituras bíblicas diárias. Afinal de contas, muitas coisas exigem nosso tempo. Temos que trabalhar, descansar, e também comungar com nosso Criador. Alguns dos capítulos são tão longos...

Mas espere um minuto. O Salmo 91:1 nos diz que os cristãos habitam no esconderijo de Deus. Isso significa que não fazemos só uma visita. Significa que não só beliscamos, mas que nos banqueteamos com Sua Palavra. O Salmo 1 reitera que uma pessoa abençoada medita dia e noite na Palavra de Deus. Portanto, a fim de renunciar à mundanidade e andar na luz, temos que colocar Deus em primeiro lugar e acertar nossas prioridades. Temos que passar quantidade e qualidade de tempo com a Palavra de Deus.

Colossenses 2:8 definitivamente fala de ser desviado por falsas teorias. Nossa única defesa é a Palavra de Deus. Nosso fervoroso desejo deve ser assimilar essa Palavra. Devemos suspirar por ela, como “o corço deseja as águas do ribeirão” (Sl 42:1). O maior anseio de nossa vida deve ser conhecer a Jesus intimamente por meio de Sua Palavra. Isso deve eclipsar qualquer outro desejo ardente de nossa vida. Dessa forma, tudo o mais se encaixará no devido lugar. Perderemos nosso amor pelas coisas terrenas que não agradam a Deus, e nos tornaremos mais semelhantes a Jesus. Nossa vida será um brilhante testemunho da grandeza de nosso Criador e Redentor, de forma que todos com quem nos encontrarmos ficarão curiosos para conhecer sobre Jesus por si mesmos.

Ao nos concentrarmos no estudo desta semana, que a experiência de habitarmos no esconderijo do Altíssimo nos ensine as respostas para as perguntas seguintes.

Mãos à Bíblia

“Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do Seu nome” (1Jo 2:12). O que João tinha em mente ao empregar o termo “filhinhos”? Cremos que o termo se refere a todos os membros da igreja, porque, em sua epístola, João usa filhinhos nesse sentido (1Jo 2:1, 12, 28; 3:7; 4:4; 5:21). Os “pais” representariam os membros mais idosos da igreja, e os “jovens”, os membros mais jovens. Em resumo, ele escreveu para todos.

1. Em 1 João 2:12, ele diz a todos que seus pecados estão perdoados. Em que base esse perdão é obtido? Por que é tão importante para os cristãos saber que seus pecados estão perdoados? Veja também At 5:31; Rm 4:7; Ef 4:32; Cl 1:14; 2:13.

Ser cristão significa ter o perdão divino. Os cristãos não negam sua pecaminosidade, mas aceitam a salvação por meio de Jesus Cristo e, então, vivem com a certeza de terem sido perdoados.

Anita James | Castries, Santa Lúcia, Antilhas

Marcadores: , , , ,

1 Comentários:

Às 26 de julho de 2009 às 17:24 , Blogger Unknown disse...

É fundamental na vida do cristão ter a ciência de que Jesus Cristo nos justifica diante do Pai. Se não tivéssemos essa certeza, nossa vida espiritual não teria sentido porque sem Jesus nada podemos fazer, nossa justiça é como trapos de imundícia e estariamos perdidos em nossa vida pecaminosa.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial