quinta-feira, 14 de maio de 2009

A Jornada Cristã "GRAÇA" - 14/05/2009 a 16/05/2009

Quinta, 14 de maio

Aplicação
Como resolver conflitos

7. Como você definiria a importância de Cristo para nossa fé? Ef 2:4-10; Tt 2:11-14

8. Que descrição magnífica da posição central de Jesus Cristo em nossa fé encontramos nas palavras de Paulo registradas em Atos 17:28? Veja também Gl 2:16-20.

Pense no ego como sendo a imagem que projetamos de nós mesmos para o mundo. Quando essa imagem é prejudicada ou ameaçada, ficamos magoados e nos inclinamos a reagir de maneiras destrutivas. Quando somos emocionalmente feridos, não podemos nos dar ao luxo de confiar em nossa natureza. O que precisamos é seguir o protocolo de Cristo dado no evangelho de Mateus: “Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão” (Mt 18:15).

A ordem de Jesus pode ser desmembrada em cinco passos:

Aceitar que ocorrerão conflitos. Falta de conflito não reflete necessariamente maturidade espiritual; pode ser simplesmente apatia. É preciso honestidade para reconhecer que existem esgotamentos no relacionamento. É preciso maturidade para tratar deles com o propósito de reconciliação, em vez de descartar o relacionamento.

Assuma a responsabilidade pelo esgotamento. A ira frequentemente contém um elemento de justiça própria que faz com que culpemos a outra pessoa. Contudo, Jesus diz: “você”, indicando que é sua a responsabilidade de dar o primeiro passo em direção à reconciliação, mesmo quando foi a outra pessoa que começou.

Vá diretamente à outra pessoa. É tentador racionalizar que, ao discutirmos com outros as falhas e neuroses da pessoa, os outros podem orar por aquela pessoa de maneira mais inteligente. Contudo, Jesus ordenou que fôssemos diretamente à pessoa envolvida. Falar com qualquer outra pessoa a não ser aquela é simplesmente um ensaio de seus sentimentos de ira e influenciará a percepção do ouvinte.

Seja discreto. Jesus diz: “Mas faça isso em particular, só entre vocês dois.” Isso evita o constranger desnecessariamente a outra pessoa, forçando-a a responder em frente de uma multidão. A revelação pública do problema alimenta a agressão e incita a ira na pessoa com quem você tem de tratar o problema. Portanto, aborde-a da maneira como você gostaria de ser abordado – com sensibilidade e tato.

Busque a reconciliação. O objetivo é restaurar o relacionamento. A confrontação direta pode aumentar o conflito e criar feridas emocionais danosas. É por isso que, se nosso propósito não for a reconciliação, então não estamos prontos para Mateus 18:15. A reconciliação é difícil e pode ser dolorosa, mas é a vontade de Jesus para nós (2Co 5:17-19).

Faith Toh | Cingapura, República de Cingapura

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial