quinta-feira, 10 de julho de 2008

"Tudo para com Todos": Paulo Prega ao Mundo - 10/07/2008 a 11/07/2008

Quinta, 10 de julho

Aplicação
Testemunha relevante

7. Qual foi a extensão do território coberto pelo ministério de Paulo? Rm 15:18-23. O que essa resposta nos diz sobre o significado do sucesso?

Paulo escolheu fundar novas congregações nas cidades estratégicas da região. Ele escolheu lugares que fossem importantes centros de transporte – estradas ou grandes portos marítimos – e importantes centros comerciais ou administrativos. Assim, ele deixou faróis estratégicos ao longo da área, planejando que novos grupos de crentes levassem as boas-novas para as áreas circundantes a esses centros.

Alister McGrath nos conta sobre o passatempo de seu amigo, que é colecionar selos. Seu amigo, ele diz, “é perfeitamente capaz de me dizer tudo que eu possa desejar saber sobre as marcas d’água dos selos emitidos durante o reinado da Rainha Vitória pelas ilhas caribenhas de Trinidad e Tobago. E embora eu não tenha dúvidas sobre a veracidade do que ele me diz, não posso deixar de sentir que aquilo é uma completa irrelevância para minha vida.”*

O cristianismo parece a mesma coisa para muitas pessoas. Elas não vêem necessidade de uma religião que tem mais de dois mil anos. Com relação ao cristianismo, o argumento não é tanto sobre a relevância do evangelho, mas sobre como o evangelho é apresentado. Uma olhada na igreja cristã primitiva pode nos ensinar muito sobre tornar a mensagem do evangelho relevante para as pessoas com quem temos contato.

1. Partilhe o evangelho com todos, não apenas com as pessoas que você acha que são as pessoas “certas”. O sacrifício de Jesus foi feito por todos (ver At 11:20).

2. Faça uma diferença estrondosa.Mesmo quando a perseguição era comum, corriam histórias sobre a propagação do evangelho. Comemore as transformações de vida (ver At 11:19-22).

3. Esteja preparado para enviar auxiliares.E lembre-se de aceitar ajuda de outros cristãos (ver At 11:22).

4. Os atos falam mais alto que as palavras.O que você faz e a maneira como trata as pessoas significa muito mais do que as palavras que você diz (ver At 11:24).

5. Faça planos para ficar por perto.Desenvolva relacionamentos (ver At 11:26).

6. Aprenda com o passado.Conhecer sua herança cristã ajuda você a orientar o presente (ver At 13:16-42).

7. Esteja familiarizado com o evangelho.Esteja preparado para debater (dialogar é melhor). Não há nada mais desagradável do que tentar ter uma discussão com uma pessoa que diz repetidamente: “Está na Bíblia” ou “Eu vivo pela fé”. É bom argumentar em favor do evangelho (ver At 17:18-34).

8. Pregue o evangelho, pregue o evangelho, pregue o evangelho (ver At 11:19-26; 13:16-42; 17:18-34).

*Alister McGrath, Intellectuals Don't Need God and Other Modern Myths (Grand Rapids, Mich.: Zondervan, 1993), p. 73.

Christine Miles | Dannemora, Nova Zelândia

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial