domingo, 13 de julho de 2008

João Batista: Preparando o Caminho Para Jesus - 13/07/2008 a 18/07/2008

João Batista: Preparando o Caminho Para Jesus

Eu afirmo a vocês que isto é verdade: de todos os homens que já nasceram, João Batista é o maior. Porém quem é menor no Reino do Céu é maior do que ele” (Mt 11:11).

Prévia da semana: João Batista foi chamado a preparar o caminho para o primeiro advento de Jesus. Sua missão é comparável à que o povo de Deus tem no tempo do fim.

Domingo, 13 de julho

Introdução
Fazendo o trabalho sujo

1. Passe os olhos por Lucas 1. Ali está a profecia sobre a missão de João Batista e seu chamado (leia também Is 40:3-5). De que forma essas coisas se cumpriram?

2. Depois de examinar as realizações de João, pense em seu fim (Mt 14:1-12). Como esse fim se relaciona com todas as coisas gloriosas preditas sobre ele?

O chamado e o ministério de João Batista o conduziram a um caminho difícil, que se encerrou de maneira quase tão trágica quanto o do seu primo, Jesus. Apesar das provações, sofrimentos e engano, ele permaneceu fiel, cumprindo as profecias sobre sua vida.

Dois anos atrás, tive a experiência de trabalhar com uma equipe de voluntários composta de um grupo de pessoas da igreja de minha namorada em Loma Linda, Califórnia, num projeto em New Orleans. Estivemos lá sete meses após o furacão Katrina ter deixado a área toda debaixo de 3,5 metros de água. Nossa tarefa era limpar as casas. Nelas ainda havia cerca de 30 centímetros de lama cobrindo o chão. Passávamos oito horas por dia no calor, com pouca ventilação, tirando essa lama com pás e jogando para fora pertences arruinados em enormes pilhas nos quintais. Quando terminávamos, não sobrava nada das casas exceto os caibros, o encanamento e a fiação.

Esse era o primeiro estágio a fim de preparar esses edifícios para um dia se tornarem casas de novo. Logo depois, outro grupo vinha e desinfetava a estrutura das casas, aplicando tratamento anti-mofo. Mais tarde, as equipes de construção iniciavam a reconstrução propriamente dita.

Nunca conhecemos os donos das casas em que trabalhamos, e provavelmente nunca iremos ver o resultado final do processo que iniciamos – o processo de dar às casas nova vida. Contudo, todos nós experimentamos um grande senso de orgulho e satisfação com o trabalho. Um dia, a restauração será completa, mas ela não poderia ter acontecido sem o trabalho sujo (e sujo mesmo!) exigido no princípio.

Assim foi com João Batista. Ele foi chamado a fazer o trabalho “sujo”, preparar o caminho para Aquele que era maior do que ele, que estava por vir. João começou o processo limpando a lama da vida das pessoas, ou chamando-as ao arrependimento. Conquanto ele tenha batizado alguns, para muitos outros ele simplesmente plantou a semente que continuaria a ser cultivada e seria colhida pelo próprio Jesus. João perdeu a vida antes de ver o término de seu trabalho, mas seu desempenho missionário inicial foi essencial para o ministério que Cristo empreenderia enquanto estava na Terra.

Deus tem uma missão para cada um de nós, de partilharmos a Cristo com outros. Nem sempre podemos ver os resultados de nossos esforços, mas Ele nos chama de qualquer forma; e precisamos estar prontos para atender esse chamado.

Gary Case | Baton Rouge, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial