segunda-feira, 28 de março de 2011

Segunda, 28 de março

Exposição
Raio de luz

Olhe nos Meus olhos e diga o que você vê (1Sm 16:7). Quando foi a última vez que você olhou alguém nos olhos? Você notou primeiramente a cor dos olhos dessa pessoa ou a roupa que ela estava usando? A roupa era de marca? Era do tipo que você amaria usar? Ou talvez do estilo que você jamais vestiria, mesmo em um milhão de anos? Talvez, na verdade, mal fosse um vestuário. Por acaso você mal olhou para a pessoa, devido à falta de atenção que queria dar, por ser ela um mendigo? Talvez a pessoa fosse alguém que você estivesse tentando evitar. Talvez fosse alguém com quem você realmente quisesse falar, mas foi incapaz, por causa do tipo de roupas que ela vestia. Hoje em dia, tendemos a olhar muito para a aparência das pessoas ao nosso redor. Será que definimos as pessoas somente pelo que elas vestem?

Roupas de separação (Gn 3:6–11, 21, 22). O primeiro traje definido como vestuário foi concebido às pressas. Foi criado em vergonha e com a ideia de que “qualquer coisa é melhor do que o que nós temos agora”, que podemos notar nas entrelinhas de Gênesis 3:6-11. Como você se sentiria se folhas de figueira fossem o primeiro modelito que você teria que escolher usar? Ao escolher desobedecer a Deus, foi retirada de Adão e Eva Sua a luz divina que sempre os havia envolvido e coberto (Gn 3:10, 11). Em sua nudez, eles procuraram por algo, qualquer coisa para cobrir seus corpos. Augustine é citado como tendo dito, “Lembrem-se disto: quando alguém decide se afastar da fogueira, o fogo continua aquecendo, mas a pessoa sente frio. Quando alguém decide se afastar da luz, ela continua a brilhar, mas a pessoa está no escuro. Esse também é o caso quando alguém se afasta de Deus.”*

Adão e Eva nunca haviam sentido qualquer tipo de vergonha ou nudez até que pecaram. A primeira vez em que o vestuário realmente teve importância foi quando se viram num estado de humilhação e vergonha. Felizmente, o Criador Estilista melhorou as opções desastrosas de roupas que eles criaram e fez um novo modelo com o qual puderam cobrir a nudez de seus corpos (Gn 3:21, 22). Deus proveu a Adão e Eva tudo o que eles precisaram, mesmo depois de eles O terem decepcionado.

Roupa que rotula (Mt 23:28). Muitas sociedades, escolas e clubes podem ser identificados facilmente por seus uniformes, cores ou becas. Se você alcançou uma graduação com louvor na universidade, talvez tenha recebido, na formatura, um cordão extra para colocar no quepe. Se você é um atleta jogando para um determinado time, deve vestir um uniforme. Pode ser que, devido à cultura de seu país, você tenha alguma peça de roupa específica para ocasiões especiais. Todos esses artigos de vestuário declaram a quem e de onde você faz parte. Qual é o significado do que usamos? Por que sentimos tanto orgulho de nossos trajes? Como as etiquetas de nossas roupas definem quem nós somos?

Caimento perfeito (Mt 6:25–34). Qual é a sensação de vestir um bom par de calças que se ajustam perfeitamente? Proporciona bem-estar vestir algo confortável que seja bonito e custe um preço razoável. As pessoas hoje sentem passam por muito estresse para usar a coisa certa no lugar certo. O tipo certo de roupa significa muito. Talvez não com a profundidade de significado como nos tempos bíblicos, mas usar sempre o estilo certo e saber o que é apropriado para determinadas situações é, para muitos, uma busca incessante. Todavia, Jesus nos pergunta, “Por que vocês se preocupam com roupas?” (Mt 6:28). Jesus continua falando sobre a maneira pela qual Ele reveste os campos com relva e flores. Também podemos dizer que Ele “veste” o céu atmosférico com estrelas, pássaros e nuvens. Qual é a importância disso comparada ou contrastada com o modo com que Jesus nos reveste?

Autoconhecimento através das Escrituras (1Sm 17:38-40; Et 4:1; Rm 15:4). A Bíblia está repleta de vestimentas simbólicas. Encontramos Davi vestindo a armadura do rei Saul para se proteger do gigante, até que ele se deu conta de que uma armadura não é o que precisava naquele exato momento. Ele sabia que Deus é mais poderoso do que qualquer armadura (1Sm 17:38-40). Vemos Mardoqueu rasgando suas vestes em desespero, cobrindo-se com sacos e cinzas e correndo para a cidade, chorando e lamentando (Ester 4:1–4). Ao virarmos suas páginas, enxergamos o brilho dos significados das vestes através das histórias bíblicas.

*O Jardim dos Pensamentos: Citações sobre Deus. Disponível em:


Mãos à obra

1. Qual é o significado do vestuário na Bíblia?
2. Como as histórias bíblicas que envolvem vestimentas se relacionam com a vida diária?
3. Que outros exemplos bíblicos de vestuário têm um significado espiritual?
4. Com o que Deus tem lhe vestido ultimamente? Amor, alegria, bondade?

Mãos à Bíblia

Qualquer cristão sincero, olhando para si mesmo, em contraste com a justiça de Deus revelada em Cristo, verá algo bastante assustador. Então, que esperança temos? A expressão teológica que define essa esperança é “justiça imputada”. De modo muito simples, é a perfeita justiça de Jesus, “tecida no tear do Céu” e concedida a nós pela fé. Significa substituir nossa vida pecaminosa por Sua vida sem pecado. Ela vem de fora de nós e nos cobre completamente. Somos vistos aos olhos de Deus como se nunca houvéssemos pecado.

2. Como a confiança de Abraão em Deus ilustra a justiça imputada? Rm 4:1-7

Abraão simplesmente creu, e Deus lhe imputou (creditou) justiça. Isso foi um ato de amor e graça da parte do Senhor, pois Abraão simplesmente creu, aceitou que Suas promessas eram verdade.

Gayle Hill – Medford, Oregon, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial